Che Pimenta na Amazônia
O deputado federal Paulo Pimenta (PT) esteve recentemente participando de uma viagem à fronteira brasileira situada na região amazônica. Ele participou de uma inspeção promovida pelo Sindicato Nacional dos Analistas da Receita Federal e pela Federação Nacional dos Policiais Federais. O trabalho pretende diagnosticar a situação da fronteira, abordando problemas como o tráfico de drogas, de armas e munições e as condições de trabalho dos profissionais que atuam na região. Pimenta deve voltar ao norte do país para acompanhar a situação de imigrantes ilegais haitianos, que utilizam localidades daquela parte do país para entrar no Brasil. Na foto, o deputado, que usa um boné a la Che Guevara, percorre um rio amazônico.
Maciel está de olho nas mudanças da saúde
O vereador João Carlos Maciel (PMDB) não quer saber de possíveis mudanças no PA do Patronato. Ele disparou contra uma ideia da administração municipal, da qual é líder no Legislativo, de mudar o perfil do PA, que pode se tornar um local de referência em uma especialidade específica depois da abertura da UPA.
Do outro lado do rio
Um leitor do Diário, o veterinário Átila de Macedo Maia, gostou do que viu em algumas ruas de Joinville, no norte de Santa Catarina. Naquela cidade, segundo o leitor, alguns cartazes já demonstram a contrariedade de alguns diante da ideia de se aumentar o número de vereadores na próxima legislatura. Só para constar, Santa Maria, que tem 14 vereadores, passará a ter 21.
Toma lá, dá cá
A vereadora Helen Cabral (PT) e o procurador jurídico da Câmara de Vereadores, Robson Zinn, ensaiaram um bate-boca virtual na terça-feira pelo Twitter. Os dois trocaram farpas sobre a saúde no município. A petista criticava a situação atual da área em Santa Maria. Zinn, que é presidente do PMDB local, fazia a defesa da administração Schirmer e colocava a culpa nas administrações anteriores do partido de Helen.
De quem é a culpa?
Os vereadores Werner Rempel (Independente), Luiz Carlos Fort (PT), João Carlos Maciel (PMDB) e Maria de Lourdes Castro (PMDB) tiveram um acalorado debate sobre o trânsito da cidade, na sessão plenária da última terça-feira. De um lado, os governistas do PMDB defendiam a atuação da prefeitura frente à área e culpavam as administrações anteriores , do PT, pelos problemas. Do outro, o petista e Werner – que parece estar cada vez mais próximo de voltar a ser petista (sonho alimentado até por caciques da sigla) – rebateram o ataque.
Prazer, Mortari!
A ideia de emancipar três distritos de Santa Maria (Pains, Passo do Verde e Santa Flora) popularizou o vereador Marion Mortari (PP). Pelo barulho que o assunto teve nas ruas, na Internet e na mídia, ele ganhou uma visibilidade inesperada. Nos bastidores, teve gente dizendo que desconhecia o trabalho do vereador até saber da história. O fato é que, entre os moradores daquelas localidades, o levante de Mortari foi comemorado, já que, segundo eles, os distritos estariam abandonados. O prefeito Cezar Schirmer (PMDB) não gostou nada da iniciativa, mas evitou demonstrar a sua opinião sobre o assunto. Fato é que Mortari ganhou espaço com a ideia. Se foi para o bem ou para o mal, aí já é outra história.
O verdadeiro preço da passagem
O anúncio do aumento da passagem do transporte coletivo não caiu bem para o governo municipal. No mesmo dia do anúncio pipocaram críticas à decisão do prefeito Cezar Schirmer (PMDB). O reajuste, que já havia sido concedido no ano passado, pode prejudicar politicamente o prefeito. Mas como ele mesmo disse recentemente, esse era um compromisso assumido com as empresas que teriam investidos em melhoras no serviço. A população não aprovaria, e isso pode repercutir no futuro. Um passinho para trás, por favor!
Chororô no DEM
Fechou o tempo no Democratas de Santa Maria. O vice-presidente da sigla, Arnildo Kirchoff, acusou o presidente do partido, Rodrigo Menna Barreto, que também é secretário municipal de Desenvolvimento Rural, de, junto com o vereador Manoel Badke, tomarem conta do partido. Menna Barreto se defende e diz que o grupo comandado por Kirchoff quer mesmo cargos no governo. Quem tem razão? Um experiente político, que acompanha a disputa de fora, diz que tudo isso não passa de chororô...
O tiro de Fort
O vereador Luiz Carlos Fort (PT) andou apontando problemas em um contrato de terceirização de serviços de saúde, que envolveria uma prestadora de serviço que tem como dono um dirigente partidário da base do governo municipal...
Troca
Roque Montagner, provedor da Santa Casa de São Gabriel, e que era filiado ao PSDB, entrou, recentemente, no PT. Ele saiu da sigla, que é da base de sustentação do Executivo local, pois diz que os tucanos ficaram fora do governo do prefeito Rossano Gonçalves (PDT)
Eleição do Cpers
Na terça-feira, o Cpers realiza sua eleição. Os filiados da região terão de escolher a direção estadual e a do núcleo de Santa Maria. A disputa, que dizem ser acirrada nas escolas, promete esquentar na reta final. Em jogo, questões importantes para a categoria como a relação com o governo estadual e com a CUT
Nenhum comentário:
Postar um comentário