Aconteceu na tarde de hoje (17) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de aconselhamento e auxílio na elaboração do plano de modernização do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (RS), instituído pelo decreto 48.229 de 9 de agosto de 2011. A formação do GT tem origem em uma demanda encaminhada pela Associação dos Bombeiros do RS (Abergs) por meio da ferramenta Governador Responde, do Gabinete Digital.A pergunta proposta pela associação questionava a posição do Governo do Estado com relação à separação dos Bombeiros da Brigada Militar e foi a mais votada em junho deste ano. É competência do GT, que vai se reunir a cada vinte dias, elaborar e discutir propostas para a modernização da instituição; ouvir diversos segmentos da sociedade e suas entidades representativas e; elaborar sínteses das propostas para auxiliar a tomada de decisões do governador Tarso Genro.
O objetivo fundamental do grupo é elaborar uma política permanente que acolha todas as preocupações legítimas para a reestruturação dos serviços do Corpo de Bombeiros no Rio Grande do Sul. Na abertura dos trabalhos do grupo, o secretário Vinicius Wu, chefe de Gabinete do governador e coordenador do GT, reconheceu a legitimidade das reivindicações da corporação. "Esse grupo de trabalho simboliza a abertura do atual governo para o diálogo e o acolhimento das demandas do Corpo de Bombeiros" destacou o secretário.
De acordo com Wu, o Corpo de Bombeiros e a Brigada Militar viveram, nos últimos anos, um processo de esvaziamento de suas funções e de enfraquecimento instucional. "Nosso governo pretende reverter este quadro, inclusive do ponto de vista orçamentário e de remuneração destas corporações", explicou.
Além do Gabinete do Governador, compõem o GT a Casa Civil, a Casa Militar, o Comando-Geral da Brigada Militar e as secretarias de Estado da Segurança Pública; da Fazenda; do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã e; da Administração e dos Recursos Humanos. Também foram convidados para participar do GT diversas associações de classe representantes dos bombeiros e dos policiais militares gaúchos.
Para a próxima reunião do grupo estão previstas as exposições da secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), da Casa Militar e da Abergs, seguidas de debate.
Nenhum comentário:
Postar um comentário