sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Curso na UFRGS tem novo módulo do Proeja indígena

O assessor para Educação Indígena na Coordenação de Gestão da Aprendizagem no Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação, Rodrigo Venzon, participa na próxima semana (12 a 16) do quarto módulo do curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) indígena, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Dezesseis professores da rede estadual – 11 indígenas e cinco não indígenas – são alunos do curso. Venzon atuará como professor convidado e abordará o tema “Processos Próprios de Aprendizagem e Metodologia da Pesquisa”, no dia 12, entre 8h30 e 12h. O trabalho é construído em conjunto com os professores Sergio Baptista e Danilo Braga e a Prof. Dra. Maria Aparecida Bergamaschi.

Outros temas que serão abordados na formação desta semana são Metodologia da Pesquisa, Legislação e direitos específicos indígenas e currículo, avaliação, organização das práticas educativas, gestão e políticas educacionais. O curso é construído de forma interdisciplinar, com professores das áreas da pedagogia, antropologia e letras da UFRGS.  

Venzon enfatiza que a intenção dos organizadores do curso é de que, ao final da formação de nove módulos, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) contribuam como subsídio para construção de cursos de ensino médio e técnico indígenas na rede estadual de ensino. Os TCC também vão compor um livro específico, editado em parceria da UFRGS com a Universidade Federal de Pelotas.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário