terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Chuva forte atinge a Fronteira Sul

Em apenas uma hora, caíram 31,6 mm em Dom Pedrito, que também teve ventos de 65 km/h

Enviar para um amigo
Chuva forte atinge a Fronteira Sul Ronaldo Bernardi/
Em Porto Alegre, o sol brilhou desde cedo da manhãFoto: Ronaldo Bernardi
Uma intensa área de instabilidade atuando sobre o Uruguai provocou chuva forte e rajadas de vento no início da manhã de hoje na Fronteira Sul. Durante o dia, essa instabilidade avançará em direção ao Rio Grande do Sul, atingindo inicialmente a Campanha, a Fronteira Oeste e a Zona Sul. Deve provocar chuva forte, com temporal e risco de granizo ainda pela manhã.

Em Dom Pedrito, choveu 31,6 mm em apenas uma hora e as rajadas de vento chegaram a 65 km/h, às 9h. Em Santana do Livramento, o acúmulo chegou a 36,8 mm em duas horas, com rajadas de 47 km/h. Em Uruguaiana, o Inmet não registrou chuva (por um defeito, a estação da RBS chegou a computar 97 mm de chuva), mas as rajadas alcançaram 57,6 km/h.

No Uruguai, o serviço meteorológico emitiu um "alerta laranja", prevendo fortes tormentas em sete departamentos (estados). Segundo a Direção Nacional de Meteorologia, há 80% a 90% de probabilidade de precipitações entre 50 mm e 100 mm e rajadas de vento de até 90 km/h nos departamentos de Salto, Paysandu, Rio Negro, Soriano, Colônia, Flores e Tacuarembó. Para outras áreas do país, incluindo Rivera, na fronteira com o Rio Grande do Sul, foi mantido o alerta amarelo.

A expectativa, segundo a meterologista Estael Sias, da Central RBS, é de que, nas próximas horas, esta chuva forte chegue e se espalhe pelo Rio Grande do Sul. Pela manhã, já chovia na Fronteira Sul e Oeste.

Nas demais regiões, a terça-feira começou sob influência de uma massa de ar de origem tropical, que mantém o ar quente e úmido, provocando pontos de cerração e sensação de abafamento. Ao longo do dia, devem ocorrer pancadas em todas as regiões, com exceção das Missões e do Alto Uruguai, onde o sol brilhará forte em grande parte do dia e as temperaturas vão disparar. A máxima na região deve chegar a 38°C e ser a mais alta no Estado.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos 
No Oeste e Sul, onde pode chover já de manhã, o sol pode voltar a aparecer à tarde, promovendo novo aquecimento e abafamento. Deve fazer muito calor na Fronteira Oeste (previsão de 37°C) e na Região Central (35°C).

Na Região Metropolitana, também não está afastada a possibilidade de chuva ainda no fim da manhã, mas a tendência é de que a instabilidade chegue ao longo da tarde, trazendo risco de temporais isolados. Em Porto Alegre, o sol já brilhava às 7h30min.

No Litoral Norte, deve dar praia durante quase todo o dia, mas o fim da tarde pode trazer pancadas e temporais isolados. Em Capão da Canoa, o dia amanheceu com muitas nuvens e temperatura de 23°C. Apenas surfistas, pescadores e alguns poucos veranistas estiveram na praia logo depois do amanhecer. Entre eles o casal Ana Luiza e Rugart Dahmer, que às 7h30min já caminhava na praia.

— Os dias têm sido muito quentes, caminhar nessa hora é renovador, o ar parece que é mais puro — comentou a advogada Ana Luiza.

Confira a previsão de máximas para hoje em cada região do Estado:

Zona Sul — 31°C

Região Metropolitana — 32°C

Serra — 30°C

Litoral Norte — 32°C

Centro — 35°C

Noroeste — 38°C

Campanha — 33°C

Fronteira Oeste — 37°C

Nenhum comentário:

Postar um comentário