Livro traz o Rio Grande do Sul sob o olhar de 16 fotógrafos

- Com 220 páginas, o livro traz diversos formatos de fotografia, que incluem Polaroids e fotos em P&B
Representando o governador Tarso Genro, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, ressaltou o profissionalismo da equipe que participou do projeto. "Estou aqui principalmente como um participante da vida cultural do Rio Grande do Sul. Este é um grupo extremamente qualificado de artistas da linguagem fotográfica, somados ao talento do Tabajara, cujo texto sempre me emociona. Ele consegue tirar do trivial uma transcendência mágica. Imaginem trabalhando com um material dessa grandeza. O Estado também participa desse projeto por meio da Sulgás como um dos patrocinadores".
O escritor Tabajara Ruas disse que "ao longo dos anos, de temporadas e de meses, os fotógrafos percorreram o Rio Grande do Sul com as suas câmeras. Eles não tinham combinado essa empreitada, não tinham trocado ideias a respeito de um mapa imaginário do Sul, não teorizaram sobre a definição da alma da ''Pátria Gaúcha".
O curador Rogério Reis destacou que o ensaio combina visões diferenciadas. "Também acerta o preto e o branco com a cor, a Polaroid, o slide, o negativo, o digital, o visor quadrado, retangular, panorâmico, além de mais uma infinidade de técnicas, formatos e linguagens sem buscar uma padronização dos estilos.Pode-se conhecer o Rio Grande do Sul por meio de seus fotógrafos".
"A minha grande satisfação é ter podido trabalhar com "os grandes" do sul. Que realmente conseguiram captar um pedaço da alma dos gaúchos", disse a designer e coordenadora editorial do livro Marília Ryff-Moreira Vianna.
A obra foi dividida em quatro capítulos: Sul e Pampa, Terra e História, Às Margens e A Serra e os Campos de Cima. No livro está registrada a paisagem geográfica e humana do Rio Grande do Sul pelas lentes de: André Abdo, Celso Chittolina, Clovis Dariano, Cris Berger, Eneida Serrano, Eurico Salis, Fernando Bueno, Flávio Dutra, Guto de Castro, Leonid Streliaev, Leopoldo Plentz, Luiz Carlos Felizardo, Luiz Eduardo Achutti, Marcus Luconi, Nede Losina e Raul Krebs.
Nenhum comentário:
Postar um comentário