CRIME
Assassinado a facadas
Gilson Arruda, 28 anos, foi morto ontem
Segundo um vizinho da vítima, Nilton Altemir de Araújo, 48 anos, Arruda estaria bebendo com um conhecido, como fazia seguidamente, na noite do crime. Os dois teriam se desentendido, discutido e começado uma briga na rua. Então, o autor do crime teria desferido golpes de faca em Arruda. Há informações de que a vítima possa ter sido morta dentro de uma casa.
O vizinho conta que foi chamado e levou a vítima até o hospital, mas o jovem não resistiu e morreu minutos depois de chegar ao local.
Conforme ocorrência policial, a vítima foi atingida no tórax e no braço esquerdo. Uma irmã de Arruda teria presenciado o fato e indicado o nome do autor das facadas à Polícia Civil, que vai investigar as circunstâncias do crime.
Arruda trabalhava com a construção de silos para armazenagem de grãos. Ele era solteiro e cuidava de seus dois filhos, gêmeos de 7 anos, desde que as crianças nasceram.
– Ele era um excelente vizinho e muito trabalhador. Era festeiro, alegre, estava sempre brincando com as crianças. A comunidade chorou a sua morte – disse Araújo.
O sepultamento ocorrerá hoje, às 9h, no Cemitério Municipal São Sebastião.
Outra morte – A morte de Arruda não foi a única registrada em Rosário do Sul neste final de semana. Na manhã de sábado, o oleiro Jorge Rodrigues Machado, 53, foi encontrado morto na casa onde morava, na Vila Nova, região norte do município.
Segundo o irmão da vítima, Ari Tadeu Rodrigues Machado, 57 anos, vizinhos foram verificar uma janela da casa que estava aberta e viram o corpo caído no local. Peritos do Instituto-Geral de Perícias (IGP) foram à casa, e a Polícia Civil vai investigar a morte. Mas, conforme o irmão da vítima, o laudo médico apontou infarte como causa do óbito. O oleiro teria sido visto pelo irmão, dono da olaria onde trabalhava, pela última vez, na quinta-feira.
Jorge foi sepultado no final da tarde de sábado, no Cemitério Municipal São Sebastião. Ele era solteiro, morava sozinho e não tinha filhos.
ROUBO
R$ 95,6 mil levados em assalto a distribuidora
INVESTIGAÇÃO
Bebê e menina podem ter sido estuprados
As crianças foram internadas no Hospital de Caridade de Santiago com sangramento – a menina no órgão genital, e o bebê no ânus. O médico plantonista teria desconfiado de possíveis abusos e informou ao Conselho Tutelar, que passou a acompanhar os casos.
A criança foi levada para atendimento médico pela mãe, na sexta-feira pela manhã, medicada e teve alta no sábado. O bebê chegou ao hospital com os pais e uma avó com vômito e diarreia. Ela foi atendida e liberada. Algumas horas depois, os pais teriam retornado ao hospital com a criança, que teria sangramento no ânus. A menina foi transferida para o Hospital de Caridade, em Santa Maria. Até o início da noite de ontem, ela permanecia em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica.
O Conselho Tutelar de Santiago acionou a Polícia Civil, que pediu exames para determinar se houve ou não ato sexual. O resultado dos testes deve ficar pronto até sexta-feira.
Ninguém da direção do hospital foi localizado na tarde de ontem para comentar o assunto. A partir desta semana, os casos passarão a ser investigados pela Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente.
ACIDENTE
Trator tomba e mata agricultores
Caso ocorreu no interior de Agudo
O condutor do trator, Moacir Antônio Puntel, 50 anos, morreu no local. Seu empregado, Osmar Kemmerich, 65, chegou a ser socorrido pela ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu aos ferimentos e morreu a caminho da Associação Hospitalar de Agudo.
Segundo informações de conhecidos das vítimas, Puntel era um produtor bem relacionado na cidade. Entre outras culturas, ele plantava fumo. Ele era casado e tinha um filho adulto. Kemmerich era solteiro e não tinha filhos. Ele trabalhava há muitos anos para a família de Puntel, no município da Quarta Colônia. Ambos foram sepultados no Cemitério Evangélico em Linha Nova, também no interior.
A Polícia Civil vai abrir inquérito para investigar o acidente. Conforme informações preliminares, o trator seria bem antigo e poderia ter apresentado alguma falha mecânica. A Brigada Militar, que atendeu a ocorrência, suspeita que o veículo tenha ficado sem freio na descida, fazendo com que o motorista perdesse o controle do veículo.
PLANTÃO
- Um jovem de 26 anos foi detido pelo Batalhão Rodoviário da Brigada Militar no sábado, às 23h. Ele estava parado junto ao pórtico na RSC-287, perto da Base Aérea, com seu Gol. Ao ver a viatura, arrancou em ziguezague. Perseguido, foi abordado quilômetros à frente. Ele visíveis sinais de ingestão de bebida alcoólica e se negou a fazer o teste do bafômetro.
- Uma mulher de 46 anos foi detida com 13 gramas de maconha pela Defrec, na Vila Lídia, na tarde de sexta-feira. Na casa da mulher, os policiais encontraram um saco plástico contendo a droga.
PRISÃO
Foragido recapturado
TRÂNSITO
Novas mudanças no trânsito da cidade
CARNAVAL
Terreno para ensaiar
SAÚDE
Um PA reabre hoje
Unidade da Tancredo Neves foi reformada e ganhou equipamentos
Além dos reparos nas redes elétrica e hidráulica, na pintura, no forro e da troca de azulejos, o PA também ganhou mais espaço. Uma nova parte foi construída, aumentando em 30% a área do posto, que contará agora com um total de 446 metros quadrados.
A partir de hoje, conforme o coordenador administrativo do PA, Ciro Saraiva, a unidade terá os atendimentos com médicos clínico-geral, ginecologista e pediatra, além de dentista e serviço de vacinas, das 7h às 19h. De acordo com Saraiva, esses atendimentos serão feitos mediante agendamento.
– As pessoas terão de ir até a unidade às 7h, retirar sua ficha e marcar a consulta com o médico ou dentista – observa.
O PA também terá espaços para desenvolvimento de programas, como o de combate ao tabagismo, e uma nova sala de urgências e emergências, que recebeu novos equipamentos. Esta sala terá um clínico especializado em emergências, que estará de plantão 24 horas por dia. O local ganhou ainda uma nova sala de observação, com quatro leitos. Além disso, uma ambulância estará disponível caso algum paciente precise ser transferido.
Conforme Saraiva, o PA terá 24 profissionais, entre enfermagem e higienização, trabalhando no local. Além disso, ainda haverá os médicos especialistas que atenderão nos turnos da manhã e da tarde e um médico clínico-geral, disponível durante 24 horas fazendo os atendimentos de urgência e emergência.
– Estamos preparados para começar atendendo com 100% da nossa capacidade. Podem ainda ser necessários alguns ajustes, mas apenas adequações neste primeiro dia – destaca Saraiva, salientando que o Rubem Noal realiza entre 10 mil e 12 mil atendimentos mensais.
Investimento – A obra de ampliação da Unidade de Saúde Rubem Noal representa um investimento de R$ 316 mil. Os recursos usados na reforma vieram do programa Pró-Saúde (Ministério da Saúde) e de uma emenda parlamentar do deputado federal Paulo Pimenta (PT) com contrapartida do município. Durante os 10 meses que a unidade esteve passando por reformas, os atendimentos ocorreram em uma casa alugada pela prefeitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário