VIOLÊNCIA
Ferido com lâmpada
VIOLÊNCIA
Grupo armado assalta empresa
Bandidos entraram, renderam o vigilante e levaram malote
Os assaltantes estavam em um Prisma prata e um Celta branco. Eles chegaram ao local às 8h30min, abordaram o vigilante, que fica em uma guarita na entrada do prédio, e o renderam para ter acesso à empresa.
Dentro do prédio, o grupo teria ido até um dos escritórios e roubado malotes com dinheiro. A quantia não foi divulgada. Segundo a polícia, por causa dos capuzes, não foi possível identificar os criminosos. O circuito de câmeras de segurança da distribuidora não estava funcionando, o que impediu o registro da movimentação da quadrilha no prédio.
Depois do roubo, o grupo fugiu para rumo desconhecido. O delegado Eduardo Flores Machado, que responde temporariamente pela Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) de Santa Maria, afirma que ainda não há informações precisas sobre a identidade dos homens que praticaram o assalto.
– Estamos ouvindo testemunhas para ver se conseguimos ter alguma informação. Trabalhamos com todas as hipóteses, até a de que eles possam ser de fora da cidade – disse.
A polícia investiga se algum dos integrantes da quadrilha tinha informação privilegiada da empresa, já que a movimentação dos malotes da distribuidora costumava acontecer na hora em que ocorreu o roubo. Ninguém ficou ferido no assalto. A empresa foi procurada pelo Diário, mas não quis comentar o assunto.
SANTA MARIA
Justiça busca informações sobre vítima
AFOGAMENTO
Adolescente morre afogado em açude
Segundo o compadre do pai do garoto, Izeu Mello Teixera, ele estaria tomando banho em companhia do pai, do proprietário do local e de mais dois amigos. Como as águas eram rasas, o menino estava caminhando no açude e sumiu repentinamente.
– Quando ele sumiu, não teve mais volta – contou Teixera.
Filho único, o adolescente morava em Júlio de Castilhos com os pais, Joel e Ílvia. Ele estava concluindo o Ensino Fundamental na Escola Municipal Casimiro de Abreu.
O corpo de Joel Mendonça Reis Filho foi velado na capela mortuária de Júlio de Castilhos, e o sepultamento ocorreu às 17h de sexta-feira, no Cemitério Municipal.
FLAGRANTE
Cachimbo de crack escondido dentro de TV
CRIME
Estátuas são furtadas da capela do Caridade
PRISÃO
Jovem preso por furto no Parque Itaimbé
ACIDENTE
Descarga fatal
Menina de 5 anos morre ao levar choque elétrico em cerca
Há um ano, a menina morava com os pais, Vilmar e Leonice, e com o irmão de 8 anos, Wesly, na Estrada Municipal Primo Berleze, no bairro Pé de Plátano. A casa era alugada e pertencia ao filho de Maria Tereza Buzanello Risetti, 82 anos, vizinha da residência. Segundo Maria, todo final de tarde, o casal brincava com as crianças no pátio. Era o momento em que ela mais enxergava a família, já que eles não tinham muito contato. Maria conta, emocionada, sobre o caso:
– Ouvi gritos pedindo socorro e, logo depois, eles saíram desesperados. Foi uma fatalidade, fiquei arrepiada quando soube.
Por telefone, o pai de Williane contou ao Diário que eles estavam brincando no gramado e que a mãe da menina a teria visto deitada ao lado da piscina. Leonice achou que ela estava brincando de esconde-esconde. Quando pôs a mão na criança, tomou um choque e gritou para Vilmar socorrê-la. Segundo o pai, ele tentou erguer a menina, mas, por duas vezes, tomou um choque que o impulsionou para longe. Na terceira vez, ele conseguiu puxar Williane pelas pernas.
– Os choques eram muito fortes. A respiração dela estava bem fraquinha – lembra, abalado, o pai.
Vilmar acha que a menina tropeçou na piscina e, ao cair, encostou na cerca. Segundo ele, a cerca não deveria estar eletrificada. Ele diz não saber de onde veio a descarga. Como recém havia chovido e a grama estava úmida, o pai acredita que isso facilitou a condução da corrente elétrica.
Polícia – O delegado interino da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, Marcos Rogério Ribeiro, disse que um inquérito será instaurado para averiguar as causas da morte. Segundo ele, a AES Sul esteve no local na sexta e verificou que a cerca estava energizada com 168V. A chave de luz da casa foi desligada, e o local isolado, por precaução. Para Ribeiro, uma das possibilidades de a cerca estar com energia pode ser em função de um fio-terra que estava encostando no arame em um dos cantos do cercado. O Instituto-Geral de Perícias foi acionado para examinar o local.
O sepultamento de Williane deve ocorrer neste sábado, em Ajuricaba, cidade onde vivem parentes do casal.
ACIDENTE
Sonho interrompido tão cedo
A casa foi escolhida pela Internet pela mãe e por Williane. A preferência pelo local foi por ter um pátio onde ela e o irmão pudessem brincar e ter seus cães. Antes de vir para Santa Maria, a família Nublisch morava em Campo Bom. O pai é militar reformado. Eles escolheram o coração do Rio Grande pensando na educação dos filhos.
– Viemos para cá por causa do colégio militar, das universidades e dos hospitais – conta Vilmar, que já teve problemas graves de saúde.
O casal sempre estava em companhia dos filhos. Há 10 anos, eles perderam um filho de 4 anos em um acidente de carro. Ambos faziam cursos de educação a distância e almejavam trabalhar na UFSM. A família gostava de viajar.
No início do ano letivo, os dois começariam a estudar no Colégio Marista Santa Maria. Wesly já estava estudando no Riachuelo, mas mudaria para acompanhar a irmã.
– Ela não via a hora de começar as aulas. Já estava estudando em casa, fazendo teminhas... Williane queria ser estilista – relembra o pai.
Vilmar disse que a família deverá se mudar nos próximos dias. A ideia é ir morar em Ijuí, perto de familiares.
TRÂNSITO
Pardais estão desligados nas rodovias estaduais
– Lamento profundamente que nós estejamos envoltos nesses interesses. Sem poder autuar ninguém, sem ter punido muitos motoristas que provavelmente cometeram acidentes com morte nesse período todo – disse.
Sem os pardais, o Estado pedirá o reforço do Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) na fiscalização de motoristas infratores.
REGIÃO
Homem é preso por suspeita de estupro
GAROTA VERÃO
Quatro vão receber as faixas
Final regional ocorrerá no dia 12 de fevereiro, na Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul
Da região de cobertura da RBS TV Santa Maria, já foram escolhidas as representantes de Júlio de Castilhos, Laureana de Quevedo Barcelos, 14 anos, de Rosário do Sul, Fernanda de Barros Righi, 14, e de São Gabriel, Andressa Machado Cabreira, 16. Andressa, a última que foi escolhida, disputou o concurso com outras 16 candidatas, que se apresentaram para cerca de 10 mil pessoas na Praça Dr. Fernando Abott, no último domingo.
Agudo e Caçapava do Sul também devem escolher as suas representantes nas próximas semanas. As inscrições de candidatas podem ser feitas até a sexta-feira anterior ao evento. Para concorrer, as meninas devem ter entre 14 e 18 anos, ser solteiras e morar ou ter vínculo com a cidade pela qual irá participar.
A final regional do concurso será realizada no dia 12 de fevereiro, na Praia das Areias Brancas, em Rosário do Sul. E a grande final do Garota Verão 2011 vai ocorrer em Capão da Canoa, às 14h30min, no dia 26 de fevereiro. O Garota Verão 2011 será transmitido ao vivo, pela RBS TV.
SAÚDE
PA da Tancredo Neves reabre na segunda
UFSM
O melhor do país
RIO DE JANEIRO
400 pessoas seguem desaparecidas
Na sexta, a prefeitura do Rio deu início a um sistema de sirenes que será instalado em diversas comunidades para alertar contra deslizamentos. O primeiro dos equipamentos foi instalado na favela do Borel. A intenção é usar as sirenes para alertar até 117 comunidades que concentram 18 mil imóveis em áreas de risco.
Em Santa Catarina, 20 cidades já decretaram situação de emergência por causa da chuva. Joinville foi a última. A prefeitura registrou cem casos de deslizamentos no município, e mais de 1 mil casas foram atingidas pelas águas. Até o final da tarde de sexta, 372 mil pessoas haviam sido afetadas pela chuva em Santa Catarina.
CALOR
RETRATO DE VERÃO
Imagens revelam o cotidiano dos últimos dias, quando a temperatura chegou a 40°C
Segundo o Grupo de Modelagem Atmosférica (Gruma) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a média da temperatura, desde o início de janeiro, tem sido de 25ºC. Ela só não é mais alta porque as noites têm sido mais fresquinhas.
Os fotógrafos do Diário fizeram um ensaio fotográfico do calor na cidade. Algumas das imagens foram capturadas no domingo de 16 de janeiro, dia em que foi registrada a temperatura mais alta do mês: os termômetros atingiram a casa dos 40°C, conforme registrou o setor de meteorologia da Base Aérea de Santa Maria (Basm). A mínima, nesse dia, foi de 24°C.
As lentes de nossos fotógrafos clicaram imagens desses dias: momentos em que era possível visualizar o mormaço no asfalto ou em que andar no centro da cidade era uma árdua tarefa. Foi preciso muita água e sombra fresca para amenizar a sensação de abafamento. Até os passarinhos buscaram refúgio em poças d’água.
De acordo com o Gruma, a previsão é que os dias continuem com calor de até 34°C. No domingo, a temperatura se elevará um pouco mais à tarde, com possibilidade de chuva. De segunda a quarta, a estimativa é que o quadro se repita. Ou seja, o perfil do verão não mudará.
| O QUE FAZER PARA NÃO SOFRER TANTO COM O CALOR |
| - Beber muita água. De 1,5 litro a 2 litros por dia, de preferência fervida ou filtrada |
| - Ingerir alimentos leves sempre frescos e bem acondicionados |
| - Consumir frutas, verduras e legumes. Ter cuidado para lavá-los bem |
| - Evitar o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcar |
| - Usar filtro solar. Recomenda-se, no mínimo, um filtro com fator 15 |
| - Cuidar com a exposição ao sol. De preferência, antes das 10h e depois das 16h |
| - Frequentar ambientes bem arejados |
| - Usar roupas leves |
EXÉRCITOMais blindados Leopard chegam a Santa MariaOs Leopard são fabricados pela indústria alemã KMW e foram reformados e melhorados antes de ser trazidos para o Brasil. No acordo de venda, está prevista a instalação de uma unidade de manutenção dos blindados no Brasil. Segundo a prefeitura de Santa Maria, a KMW decidiu que construirá essa oficina na cidade, em áreas que estão sendo escolhidas. A KMW ainda terá a intenção de, no futuro, passar a fabricar blindados em Santa Maria. Por enquanto, não foi divulgada a previsão de empregos e de investimento na cidade. SELEÇÃOEdital para contratação de 20 servidoresCONCURSODia de prova do TJ |
Nenhum comentário:
Postar um comentário