domingo, 18 de setembro de 2011

Frente fria segue sobre o sul do país, mas chuva diminui ao longo do domingo no Estado

Entre o final da noite de hoje e a madrugada de segunda deve voltar a chover forte


O domingo segue com tempo instável na maior parte do Rio Grande do Sul. A boa notícia é que não há previsão de muito frio. A chuva mais forte deve ocorrer no Extremo Sul e na região Noroeste, onde deverão ser registradas as maiores temperaturas.


Já no Sudoeste e na Fronteira Oeste o tempo será alternado entre chuva fraca e períodos de melhorias. Nos demais pontos do RS, a instabilidade será menor na comparação com o sábado.

O motivo é uma frente fria, que apesar de ter perdido força, segue estacionada sobre o sul do país. Entre o final da noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, a chuva deve aumentar.



Temperaturas:
Os termômetros passaram a madrugada marcando temperaturas acima de 15°C na maior parte do Estado. Em Santa Cruz do Sul, por exemplo, fez quase 20°C por volta das 6h. Em Santa Maria, o termômetro chegou perto de 19° no período. Na Capital, entre 5h30min e 6h, a Estação Meteorológica da RBS registrou 18,1°C.

À tarde o calor irá predominar em alguns pontos do Estado, como no caso da região noroeste, que deverá registrar até 26°C.

Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 17°C e 24° neste domingo. A chuva diminui no decorrer do dia. O céu, no entanto, permanece com grande variação de nuvens. Durante a tarde a umidade relativa chega a 72%. A intensidade do vento atinge 11 km/h com direção predominante de oeste.

Veja a previsão por regiões:
— Sul — Tempo encoberto, mas com poucas condições para chuvas. Temperatura mínima de 16°C e máxima de 21°C.

— Serra — Tempo nublado e com pancadas de chuva. A temperatura mínima baixa de 10°C em algumas localidades e fica pouco acima dos 20°C à tarde.

— Litoral — A agitação marítima continua e as ondas atingem em torno de 1,7m de altura.

Segunda-feira:
Um ciclone extratropical que se forma próximo ao Rio Grande do Sul, associado com a frente fria, volta provocar chuvas fortes na maior parte do Estado. O tempo fica fechado e com chuvas a qualquer hora do dia em praticamente todas as regiões.

Durante a madrugada as temperaturas mínimas não ficam tão baixas, mas as máximas voltam a cair na maior parte do Estado. Em localidades do Extremo Sul, as máximas ficarão abaixo dos 16°C. Já no interior, as máximas giram entre 20°C a 24°C.

Somente no noroeste o tempo permanece mais abafado ainda com máximas em torno dos 26°C.

Em Porto Alegre, temperaturas entre 16°C e 20°C. A umidade relativa atinge 88% e os ventos predominam de sul com intensidade de 7 km/h.

Terça-feira:
As chuvas se intensificam entre o norte e nordeste do Estado. As regiões mais atingidas serão a Serra e o Litoral Norte, onde os acumulados podem passar de 50 mm. Entre o Oeste e Sul as condições para chuvas diminuem e apenas a nebulosidade fica variável.

As temperaturas mínimas voltam a baixar dos 10°C em localidades da Campanha e as máximas ficam baixas em todo o Estado, e entre o sul e leste não passam dos 20°C.

Previsão para o fim de semana e feriado:


Em infográfico, confira dados da chuva
e das temperaturas no inverno do Estado:



Após a chuva da madrugada, domingo amanheceu com céu nublado em Porto Alegre - Lauro Alves / Agência RBS
Após a chuva da madrugada, domingo amanheceu com céu nublado em Porto Alegre

Nenhum comentário:

Postar um comentário