domingo, 18 de setembro de 2011

Rede Globo e Pró-TV inauguram exposição sobre os 60 anos da telenovela brasileira

Mostra abriu nesta sexta-feira para visitação na sede da TV Globo em São Paulo

A Rede Globo e a Associação dos Pioneiros, Profissionais e Incentivadores da Televisão Brasileira (Pró-TV) inauguraram nesta sexta-feira, em São Paulo, a exposição 60 anos da Telenovela Brasileira. A ideia é preservar a memória da televisão nacional.

No evento de abertura estiveram presentes nomes da teledramaturgia brasileira, entre eles Eva Wilma, Ana Lúcia Torre, Fabio Assunção, Marisa Orth, Leopoldo Pacheco, Tato e Cassio Gabus Mendes. Além dos autores Walter Negrão, Benedito Ruy Barbosa, Thelma Guedes e Duca Rachid. O evento foi comandado pelo ator Otaviano Costa.

O diretor-geral da TV Globo, Octávio Florisbal, ressaltou em seu discurso a importância de um projeto como este.

— É fundamental relembrar a história e resgatar o nosso acervo. São 60 anos de uma das maiores manifestações culturais do país. Fico feliz em dizer que esta exposição é um primeiro passo da nossa parceria com a Pró-TV.

Na sequência a presidente da Pró-TV, Vida Alves, fez um discurso sobre sua história na televisão, muito emocionada, agradeceu a presença de todos e fez uma analogia da história da telenovela com um campo de flores.

— Que a Globo, esse roseiral imenso, perfume o Brasil inteiro. E eu vou ajudar a espalhar essa história para todos os cantos com a nossa exposição —, concluiu.

Logo após a cerimônia houve a apresentação do coral formado pelos colaboradores da TV Globo que cantaram trilhas inesquecíveis como Teletema, O Bem Amado, Roque Santeiro, Maria Solidária, Sandália de Prata e Dancin Days.

A exposição presta uma homenagem aos profissionais que contribuíram para construir a história da teledramaturgia brasileira. O local escolhido foi a entrada do Edifício Jornalista Roberto Marinho, sede da emissora em São Paulo. Lá foram montados painéis com fotos que ilustram cronologicamente a trajetória das novelas brasileiras, as primeiras produções, os personagens inesquecíveis, tramas e trilhas que marcaram época como O Cafona, Irmãos Coragem, Mulheres de Areia, Dancin Days, Roque Santeiro, entre tantos outros.

Objetos de época, como aparelhos de televisão de diferentes décadas, do tubo em branco e preto até modelos mais atuais, também compõem o espaço. A exposição traz ainda uma seção dedicada à figurinos, dentre eles, Viúva Porcina, Sinhá Moça, além de sucessos mais recentes como Victor Valentim, da nova versão de Ti-Ti-Ti; Clô, de Passione; Maia e Raj, de Caminho das Índias.

A exposição ficará montada durante um mês na sede da TV Globo em SP para visitação de colaboradores e convidados. Depois desse período viajará pelas emissoras regionais e afiliadas da Rede Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário