domingo, 2 de outubro de 2011

Seminário internacional debaterá oportunidades entre Mercosul e União Europeia

O Governo do Estado e a organização espanhola Fundación Alternativas promovem, na próxima segunda (3) e terça-feira (4), o seminário internacional "Brasil, América Latina e a União Europeia: desafios e oportunidades na Globalização". O evento busca gerar um espaço de análise das governanças local e global e debater as principais ferramentas e métodos para a realização dos objetivos comuns entre os países dos dois blocos.

O seminário será realizado no salão nobre do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (Avenida Alberto Bins, 514 - Centro). A abertura está marcada para as 9h de segunda-feira, com a conferência inaugural "Globalização e a Parceria Al-EU: Desafios e Oportunidades". Participam do evento o governador Tarso Genro, o vice-presidente da Fundación Alternativas, Nicolas Sartorius, e o alto representante-geral do Mercosul, Samuel Pinheiro Guimarães, considerado a maior autoridade do bloco latinoamericano depois do presidente. Minutos antes, às 8h45min, Tarso e Guimarães concederão uma entrevista coletiva após o café da manhã.

Com aproximadamente um dia e meio de duração, o encontro será dividido em quatro sessões: Globalização e a parceria América Latina - União Europeia: desafios e oportunidades; Gestão de políticas públicas na globalização: experiências de Governo local e transfronteiriças AL e UE; Integração regional na América do Sul; e Verde: mudança climática e energias renováveis.

O tema proposto será desenvolvido nestes espaços por meio de painéis de especialistas em política internacional, instituições governamentais, organizações regionais e organismos multilaterais. A programação também se relaciona com um dos objetivos estratégicos da Sala de Gestão do Governo do Estado, que é "fomentar a cooperação e integração federativa e a cooperação internacional, em especial com o Mercosul".

Este é o primeiro encontro promovido pela gestão Tarso em que estarão presentes os representantes de todos os países do Mersosul. Também será o primeiro de três grandes seminários internacionais previstos para este ano. Um deles, a ser promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, envolverá diversos conselhos de outros países. Outro abordará a questão da corrupção.

O Seminário Internacional "Brasil, América Latina e União Européia: Desafios e oportunidades na Globalização" tem como entidades colaboradoras o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Fundação Perseu Abramo e Corporación Andina de Fomento. O portal do Governo do Estado (www.estado.rs.gov.br) transmitirá o evento ao vivo. Confira, em anexo, a programação completa.

Texto: Juliano Meira Pilau
Edição: Redação Secom (51) 3210.4305

Nenhum comentário:

Postar um comentário