domingo, 2 de outubro de 2011

Sindicalista recebe título de Cidadania Honorária de Brasília
Sindicalista Jacy Afonso (Foto: Helder Narde)

Jacy Afonso de Melo é um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores no Distrito Federal


O sindicalista histórico Jacy Afonso de Melo recebeu na sexta-feira (30) o título de Cidadão Honorário de Brasília, numa iniciativa do mandato da deputada distrital petista Rejane Pitanga. Jacy dedicou grande parte da sua vida à luta e à organização da classe trabalhadora, especialmente à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O sindicalista falou ao Portal do PT sobre a homenagem recebida. “Brasília tem 51 anos e boa parte dos sindicatos foram fundados nos últimos 38 anos, eu vi muitos sindicatos serem fundados e criados ou conquistados pela CUT. Eu fico muito lisonjeado, muito satisfeito e entendo que este título não é só uma questão individual do Jacy Afonso, este é um título de todos os outros trabalhadores que ajudam a construir a CUT, que ajudam a construir o Partido dos Trabalhadores, a esquerda no Distrito Federal. Estamos agora na segunda experiência de governo popular democrático, tivemos em 1994 a eleição do companheiro Cristovam Buarque e agora do Agnelo Queiros”, afirmou ele.
Jacy Afonso fez questão de agradecer também aos militantes e às pessoas que o levaram para a militância sindical. “Em 1980, quando o Lula acabava de sair da prisão, fruto lá da greve que ele liderou lá em 1980 e ele veio a Brasília fazer campanha pra chapa de oposição naquela época, para o Sindicato dos Bancários. Então me inspirou muito, tanto o grande companheiro sindicalista Lula quanto os demais companheiros e amigos desta longa jornada, como o próprio Meneguelli, que foi nosso primeiro presidente da CUT”, enfatizou.

Sindicalista Jacy Afonso é homenageado com título de Cidadão Honorário de Brasília

by ptbrasil

O sindicalista histórico Jacy Afonso de Melo recebeu na sexta-feira (30) o título de Cidadão Honorário de Brasília, numa iniciativa da deputada distrital petista Rejane Pitanga. Jacy dedicou grande parte da sua vida à luta e à organização da classe trabalhadora, especialmente à Central Única dos Trabalhadores (CUT). O sindicalista falou ao Portal do PT sobre a homenagem recebida. “Brasília tem 51 anos e boa parte dos sindicatos foram fundados nos últimos 38 anos, eu vi muitos sindicatos serem fundados e criados ou conquistados pela CUT. Eu fico muito lisonjeado, muito satisfeito e entendo que este título não é só uma questão individual do Jacy Afonso, este é um título de todos os outros trabalhadores que ajudam a construir a CUT, que ajudam a construir o Partido dos Trabalhadores, a esquerda no Distrito Federal. Estamos agora na segunda experiência de governo popular democrático, tivemos em 1994 a eleição do companheiro Cristovam Buarque e agora do Agnelo Queiros”, afirmou ele. Jacy Afonso fez questão de agradecer também aos militantes e às pessoas que o levaram para a militância sindical. “Em 1980, quando o Lula acabava de sair da prisão, fruto lá da greve que ele liderou lá em 1980 e ele veio a Brasília fazer campanha pra chapa de oposição naquela época, para o Sindicato dos Bancários. Então me inspirou muito, tanto o grande companheiro sindicalista Lula quanto os demais companheiros e amigos desta longa jornada, como o próprio Meneguelli, que foi nosso primeiro presidente da CUT”, enfatizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário