sábado, 28 de janeiro de 2012

Não há mais óleo no mar, garante Ibama


Fepam deve liberar o banho em Tramandaí e Imbé na segunda-feira

Enviar para um amigo
Não há mais óleo no mar, garante Ibama Lauro Alves/Agencia RBS
Possibilidade é de que manchas sejam de algasFoto: Lauro Alves / Agencia RBS
O superintendente regional do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), João Pessoa Moreira Júnior, afirmou neste sábado que o mar do litoral gaúcho está livre de petróleo.
— Nossa equipe fez dois sobrevoos ontem (sexta-feira) à tarde e hoje (sábado) pela manhã. Não há mais nenhuma evidência de óleo no mar. Manchas formadas por algas foram confundidas com óleo por alguns órgãos —disse João Pessoa.
Na sexta-feira, o Comando Ambiental da Brigada Militar havia informado que manchas de óleo avançavam sobre Xangri-lá. Segundo o superintendente do Ibama, essa hipótese está totalmente descartada. Mesmo assim, o Ibama coletou amostras da água “para que não reste qualquer dúvida” sobre a dispersão total do petróleo.
A nova situação fez o Ibama encerrar a chamada emergência ambiental: na manhã de domingo, a equipe do instituto que estava em Tramandaí, acompanhando os trabalhos da Transpetro — empresa da Petrobras responsável pelo vazamento de óleo na quinta-feira — retornará a Porto Alegre.
Por tempo indeterminado, a subsidiada da Petrobras encaminhará os boletins para os órgãos acompanharem toda as ações tomadas pela empresa depois do incidente.
Na Capital, o Ibama vai iniciar a formulação do laudo que embasará a futura autuação à Transpetro, que pode ser multada em até R$ 50 milhões.
Banho de mar deve ser liberado na segunda-feira
Embora o Ibama garanta que o mar gaúcho está livre de petróleo, o mar continua impróprio para banho entre a plataforma de Tramandaí e a foz do Rio Tramandaí, no limite com Imbé. O órgão responsável pela liberação é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam).
A Fepam recomenda, por precaução, que o banho seja evitado em um trecho bem maior: da guarita 154, em Nova Tramandaí, até a guarita 110, em Imara, balneário de Imbé.
— Muito possivelmente, segunda-feira vamos retirar qualquer restrição. Mas, no fim de semana, nenhuma orientação muda. É melhor, inclusive, andar na areia calçado por enquanto.
Segunda-feira é quando a análise da Fepam estará concluída.

Nenhum comentário:

Postar um comentário