Deputado Pimenta e vereadores santa-marienses querem central de atendimento do SAMU na cidade
Na reunião, Helen Cabral descreveu que, atualmente, todas as chamadas para o SAMU, que são realizadas em Santa Maria, caem em uma central de atendimento, localizada na Capital Gaúcha. Segundo a vereadora, essa situação tem gerado problemas como demora e, até casos, de morte pela falta de atendimento, como já foi relatado por alguns moradores da cidade. Para Helen, a descentralização do sistema, como ocorre em outras cidades do Estado como Caxias do Sul, Bagé e Pelotas, reduziria esse tipo de ocorrência, além de qualificar o serviço prestado pelo SAMU.
O deputado Paulo Pimenta ressaltou que a cidade, pela localização estratégica, tem capacidade de sediar uma central regional de atendimento do SAMU, que abrangeria os 32 municípios da região. “Em casos de urgência, cada segundo que ganhamos pode fazer a diferença no socorro ao cidadão”, argumentou Pimenta.
Nos próximos dias, os vereadores santa-marienses devem encaminhar um relatório sobre a situação. O assessor especial do Ministro, José Evaldo Gonçalo, informou que, assim que receber a documentação, uma auditoria do Ministério vai ser instalada e analisará a questão. Conforme Gonçalo, serão apurados os procedimentos que centralizaram o atendimento telefônico do SAMU em Porto Alegre.
O assunto também tem sido preocupação dos deputados estaduais Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), que, recentemente, promoveram audiência pública para debater o tema com a comunidade local.
Jornal A Razão
Nenhum comentário:
Postar um comentário