quarta-feira, 16 de março de 2011

A relevância da atuação no parlamento

A relevância da atuação no parlamento

Quinta, 1º de fevereiro. Um dia especial na vida de todos nós que atuamos e vivenciamos a política. Neste dia iniciou a 53ª legislatura do parlamento brasileiro, que, apesar de todas as críticas, algumas justas, outras nem tanto, como dizia um saudoso vereador de Santa Maria, é sempre a “caixa de ressonância” da sociedade. Nos regimes totalitários, o Legislativo é uma instituição figurativa, subordinada. Em nosso país, felizmente, a democracia, que retornou em 1985, continua funcionando e respirando bem.
Por outro lado, eu, que cumpri meu primeiro mandato na Câmara de 2003 a 2006, me sinto honrado por mais uma vez estar entre aqueles que foram distinguidos pela sociedade gaúcha para continuar em um segundo mandato. Nunca fomos de fazer promessas, porém, neste primeiro período procuramos realizar compromissos aludidos na campanha de 2002. E, dentre eles, uma atuação forte em torno da Educação, da Segurança Pública e da Agricultura. Para o mandato que terá continuidade, pretendemos avançar com o trabalho nas áreas já citadas, bem como descobrir novas afinidades.
O trabalho de um deputado não se resume às discussões em plenário. As ações vão desde a apresentação de projetos que tenham relevância para a comunidade, como também no sentido de uma arregimentação política que garanta, seja através de emendas ao orçamento, ou mesmo pelo processo de articulação com os governos, aprovar projetos e obras do interesse da população. Foi assim que conseguimos, com muito esforço e apoio regional, a implementação da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Mas isso só foi possível porque tivemos ao lado, a vontade popular. O político conseqüente não é individualista, mas reflete os anseios de importantes parcelas da comunidade.
Da mesma forma destacamos o trabalho em favor da melhoria das estradas (BRs) no Rio Grande do Sul. E, essa luta, com certeza vai continuar, pois muito há que se fazer. O mesmo podemos referir quanto à segurança pública. Tivemos a oportunidade de relatar a CPI de Combate ao Crime Organizado, experiência inédita que nos levou a compreender os meandros pelos quais agem os grupos criminosos no país. E, evidentemente, nos oportunizou apresentar sugestões inovadoras para enfrentar essa problemática. Assim, ao assumirmos mais um mandato, num plenário que honra uma figura magistral da política nacional – Ulysses Guimarães-, queremos dizer que nosso esforço será no intuito de dignificar o mandato para o qual fomos eleitos. Àqueles que, de uma forma de outra colaboraram com o nosso mandato e contribuíram para a reeleição, deixo um agradecimento muito especial.
logo_c_foto_imagem07

Nenhum comentário:

Postar um comentário