terça-feira, 7 de agosto de 2012

Com dois de Damião, Brasil derrota a Coreia e irá disputar o ouro com o México

Seleção goleia por 3 a 0 e volta à decisão da Olimpíada após 24 anos, quando ficou com a prata


Com dois de Damião, Brasil derrota a Coreia e irá disputar o ouro com o México ANDREW YATES / AFP/
Damião comemora o terceiro gol brasileiro Foto: ANDREW YATES / AFP
 
Depois de 24 anos, a Seleção está novamente na final do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. A vitória por 3 a 0 sobre a Coreia do Sul garantiu o Brasil na decisão — o que não ocorria desde Seul/1988. Os gols da vitória e da classificação foram marcados por Rômulo, no primeiro tempo, e Damião, duas vezes, na etapa complementar.

GALERIA: Veja imagens da partida do Brasil contra a Coreia do Sul

Primeiro tempo

O início do jogo foi tenso. Para o Brasil. Povoando o meio-campo, a Coreia do Sul bloqueava a saída brasileira. No ataque, pressionava os zagueiros Thiago Silva e Juan quando eles tinham a posse de bola. E, assim, propiciou os primeiros lances de perigo.

Até os 15 minutos, o Brasil não conseguiu avançar, apesar das boas tentativas de Damião em atuar como pivô e escorar para a linha de três meias — Oscar, pela direita, Neymar, centro, e Alex Sandro, no lugar de Hulk, na esquerda — chegar de trás e construir oportunidades.

Aos 11 e aos 13 minutos, a Coreia do Sul chegou bem perto de abrir o placar. Primeiramente, em um cruzamento que Gabriel saiu mal do gol. Jacheol Koo cabeceou e Sandro tirou para escanteio, em cima da linha. Em seguida, Kim entrou com força e Juan conseguiu salvar em um lance passível de jogo perigoso, dentro da grande área.

A primeira chance brasileira ocorreu apenas aos 18 minutos. Marcelo fez fila desde o campo de defesa e lançou Damião. Dentro da área, ele girou e chutou forte, mas Bumyoung Lee segurou firme. No ataque seguinte, uma bola mal recuada quase sobrou para Damião. No rebote, Alex Sandro chutou por cobertura e a zaga tirou em cima da linha. Aos 22, Sandro arriscou bem o chute. Lee espalmou e o centroavante brasileiro não conseguiu complementar.

Quinze minutos depois, o gol brasileiro foi construído em três pilares: marcação sob pressão, arranque fulminante e a conclusão certeira. Sandro tocou a bola e a empurrou para Neymar, que partiu e alçou para Oscar. O ex-colorado seguiu a passos firmes em direção à meta adversária e avistou Rômulo entrando livre pelo lado direito. Preciso, o volante dominou e tocou rasteiro, no canto esquerdo de Lee: 1 a 0.

Segundo tempo
A etapa final não começou muito diferente da primeira, com os sul-coreanos tentando o empate — ainda que de maneira tímida, ele poderia ter surgido caso o árbitro tivesse marcado pênalti de Sandro em cima de Seokho Hwang.

Do outro lado, os brasileiros aguardavam a oportunidade de um contra-ataque. E ele veio aos 11 minutos. Neymar recebeu passe de Marcelo na ponta esquerda e cruzou para trás. A defesa tentou cortar, mas a bola sobrou limpa para Damião. Oportunista, o centroavante chutou firme no canto direito, sem chance para Bumyoung Lee: Brasil 2 a 0.

Aos 18, a consolidação da classificação à final: Thiago Silva lançou Neymar novamente na ponta esquerda. Ele partiu para o meio, tocou para Oscar, que tentou encontrar Damião. A zaga desviou, mas após o bate-rebate, a bola sobrou mais uma vez para o centroavante, que, de bico, empurrou de novo no canto direito de Lee: 3 a 0.

Para administrar o resultado, a Seleção tocava a bola. Tanto no ataque quanto na defesa. As boas tabelas entre Oscar e Neymar, com Sandro e Rômulo compondo o meio consistentemente, ambos vindo de trás, faziam com que o Brasil se aproximasse da área com facilidade.

A Coreia, por sua vez, pouco assustava. E não alterou a maneira de jogar exibida desde o início — nem mesmo quando levou o segundo e o terceiro gols. Seguia tentando atacar, principalmente pelo meio, raramente pelos lados. Sem força, era bloqueada pelo meio e pela defesa brasileira, de boa atuação. Os chutes de longe não surtiram efeito.

Aos 47 minutos da etapa final, o árbitro checo Pavel Kralovec deu fim à partida que consolidou mais uma medalha para o Brasil. A prata, pelo menos, está garantida. Sábado, às 11h, no lendário Wembley, a Seleção medirá forças com o México para ver quem traz o ouro às Américas.


FICHA TÉCNICA

Semifinal do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Londres/2012

BRASIL - 3Gabriel, Rafael, Thiago Silva, Juan e Marcelo; Sandro e Rômulo; Oscar, Neymar e Alex Sandro (Hulk); Leandro Damião. Técnico: Mano Menezes.

COREIA DO SUL - 0Lee, Oh, Yun, Y. Kim e Hwang; Ki, B. Kim, Ji (Baek), Nam e Koo (Jung); H. Kim (C. Park). Técnico: Myung Bo Hong

GOLS: Rômulo (37'/1ºT); Leandro Damião (11' e 18', 2ºT)

Local: Estádio Old Trafford, Manchester, Inglaterra

Data e hora: 7 de agosto de 2012, às 15h45min (horário de Brasília; 19h45min em Manchester)

Árbitro: Pavel Kralovec (República Checa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário