terça-feira, 1 de março de 2011

RIOGRANDENSE

Dúvidas no ataque

Elenco participa de coletivo hoje e viaja amanhã

A empolgação pela goleada de 4 a 1 sobre o Juventus, de Santa Rosa, na estreia da Série B, sábado, já passou. Agora, o pensamento no Estádios dos Eucaliptos é exclusivo no Panambi, adversário de amanhã, às 20h30min, fora de casa. A preparação começou ontem, nos Eucaliptos, com treinos físicos e técnicos. Hoje, é dia de coletivo. Para a segunda partida da competição, o técnico Luís Fernando tem as principais dúvidas no setor ofensivo.

O atacante Marcelo Lemos, substituído nos primeiros minutos da partida de sábado com uma contratura muscular na coxa direita, só correu em volta do gramado ontem à tarde, enquanto o resto do grupo participava de um treino técnico, e pode nem viajar a Panambi. Já o outro problema no ataque é com a condição legal de Fábio Santos.

Se a liberação da Fifa para a estreia do jogador não chegar a tempo, ele pode ficar de fora da segunda rodada. Fábio Santos veio do Irã, mas tinha registro em um clube de Portugal. Só quando a federação portuguesa encaminhar a documentação que falta, ele poderá jogar. O Riograndense já entrou em contato para pedir agilidade no processo.

Com as duas possíveis baixas, Luís Fernando passaria a contar com os autores dos gols da goleada para formar o ataque: Zé Carlos e Rone. Para o banco, seria preciso recorrer a jogadores que vieram das categorias de base.

– A princípio, joga o mesmo time que iniciou contra o Juventus, à exceção do Marcelo Lemos. Achei um bom jogo. Cometemos falhas normais, mas espero um time mais maduro e forte na marcação para quarta-feira – avalia o técnico.

Lesões – Os desfalques certos para a partida de amanhã continuam sendo o volante Lovato e o goleiro Goico, machucados. A expectativa é que os dois voltem aos treinos a partir da semana que vem.



INTER-SM

Time pode mudar

Técnico Suca define hoje escalação

São grandes as chances de o Inter-SM entrar em campo amanhã, às 20h30min, no Estádio da Zona Sul, para o amistoso contra o Santo Ângelo, com caras novas. Isso porque o técnico Suca já pôde contar, ontem, com jogadores liberados pelo departamento médico, que treinaram com bola no Estádio Presidente Vargas.

O jogo em Santo Ângelo deve ser o último na preparação para o segundo turno do Gauchão. O Inter-SM estreia no dia 10, contra o Veranópolis, na casa do adversário.

No coletivo de ontem à tarde, Suca contou com as voltas do volante Vagson e do atacante Matão, que ainda pode ter de parar caso tenha de operar uma lesão no joelho esquerdo. O meia Vidinha, que se recuperou de lesão há poucos dias, e o lateral-direito Diogo Fernandes também estiveram em campo.

– Estou tentando dar ritmo de jogo a todos atletas para condicionar o pessoal que ainda está um pouco abaixo porque volta de lesão. Vou conversar com cada um, primeiro, para ver a condição física e definir o time – garante o técnico Suca.

Com as novas opções, é provável que o técnico colorado mude o time que começou na derrota para o Avenida, em Santa Cruz do Sul, por 2 a 1, na sexta-feira passada. A definição, mesmo, só no trabalho de hoje, em dois turnos. O coletivo da tarde será a última chance dos jogadores garantirem uma vaga no time titular. O elenco deve embarcar amanhã, às 16h, para a partida.

Atacante – O Inter-SM ainda busca pelo menos mais um reforço para os últimos sete jogos do Gauchão, fundamentais para evitar o rebaixamento à Série B. Segundo o vice de futebol, Paulo Brandt, um atacante deve vir. Para a defesa não deve vir ninguém, mesmo depois de não ter havido acerto com o zagueiro Diego Monar, ex-Santos.



Grêmio | 01/03/2011 | 18h26min


Lúcio está fora do jogo contra León de Huánuco pela Libertadores

Jogador não está ainda 100% e Renato prefere não arriscar o colocando em campo


Convertido em meia-esquerda e tido como figura fundamental no esquema do técnico Renato, Lúcio irá desfalcar a equipe do Grêmio mais uma vez na partida de quinta-feira, 20h15min, no Estádio Olímpico, contra o León de Huánuco, pela Libertadores da América.


Nesta terça-feira, o jogador treinou em separado, aprimorando a parte física. Um exame realizado na segunda-feira não apontou nenhuma lesão séria no joelho direito do jogador, apenas uma tendinite.
– O Lúcio está fora do jogo. Ainda não está 100%. Não vale a pena arriscar, lógico que eu queria contar com ele, mas hoje ele forçou um pouco mais e sentiu, não está 100%, e não vai nem concentrar – revelou Renato, em entrevista coletiva na tarde desta terça-feira.
Com a confirmação de que Lúcio ficará mesmo de fora da partida de quinta-feira, Adilson e Carlos Alberto seguem no meio-campo, ao lado de Fábio Rochemback e Douglas.


Contratado para ser uma das referências técnicas da equipe tricolor, Carlos Alberto não tem dado boa resposta nas oportunidades que teve. Mesmo assim, segue com a confiança do treinador:
– O Carlos Alberto não pode fazer o papel do Lúcio, porque não tem a característica de marcação, mas, em compensação, nenhum deles têm a qualidade dele na frente – disse Renato.
O treinador acredita que, com a sequência de jogos, Carlos Alberto irá melhorar de rendimento:
– O Carlos Alberto está chegando. Nos últimos 12 meses está sem sequência grande de jogos. Ele precisa se readaptar aos treinamentos, ele está trabalhando, conhecendo bem nosso esquema de jogo. Todo mundo sabe que potencial ele tem. Vai nos ajudar bastante, tem buscado sua melhor forma física, a melhor parte técnica, daqui a pouco vai estar bem entrosado, e precisa de moral, porque jogar ele sabe.



Lúcio treinou em separado e está fora do jogo de quinta - Tatiana Lopes
Lúcio treinou em separado e está fora do jogo de quinta


Inter | 01/03/2011 | 13h08min


Mudança no esquema não é problema para Leandro Damião

Centroavante diz que a bola chega tanto se ele for o único atacante como se atuar ao lado de Cavenaghi


O centroavante Leandro Damião foi o único atacante de ofício no empate do Inter com o Emelec, pela rodada de abertura da Copa Libertadores. Na segunda partida, a goleada sobre o Jaguares, foi diferente: ele ganhou a companhia do argentino Fernando Cavenaghi no setor. Após o treino da manhã desta terça, o jogador falou sobre a mudança e garantiu que o esquema de Celso Roth funciona das duas maneiras.
— Para mim não muda jogar com um atacante ou um meia a meu lado. O importante é a bola estar chegando. Houve jogos em que eu joguei sozinho e a bola chegou, e outros em que joguei com Cavenaghi e ela também chegou. O importante é o grupo — ressaltou o jogador.
Tanto Damião quanto Cavenaghi são centroavantes, acostumados a serem a referência na área em suas equipes. Agora, no entanto, eles jogam juntos, e o posicionamento depende de uma boa conversa.
— Estamos nos adaptando a jogar com dois atacantes, conversando no vestiário para saber quem fica mais na área. No último jogo, ele ficou um pouco mais. Eu fiquei mais na marcação na lateral — conta.

Mas o técnico Celso Roth quer os dois jogadores centralizados. Segundo Damião, a orientação é parte do esquema do treinador, para evitar a movimentação dos adversários. O atacante reconhece que a tática não funcionou com perfeição durante a vitória sobre o Jaguares por 4 a 0 na última quarta.
— Ele pediu que centralizássemos mais, ficássemos juntos ali, deixando os zagueiros saírem pela lateral e fecharem, para eles não ficarem tocando a bola como aconteceu no último jogo. Foi uma coisa que erramos, podíamos ter matado. Eles saíram muito fácil — declarou.


Damião pegou rebote de Cavenaghi para marcar na Copa Libertadores - Jefferson Botega
Damião pegou rebote de Cavenaghi para marcar na Copa Libertadores


Inter | 01/03/2011 | 14h57min


Rafael Sobis e Ronaldo Alves devem treinar com o grupo nesta quarta

Zagueiro Bolívar inicia treino específico à tarde com Carravetta


A partir da próxima quarta, o técnico Celso Roth terá à disposição dois jogadores recuperados e prontos para treinar com o restante do plantel do Inter: o atacante Rafael Sobis e o zagueiro Ronalo Alves. Ambos devem ser liberados nesta tarde pelo coordenador de preparação física do Inter, Elio Carravetta, com quem realizavam trabalhos específicos.
— A recuperação foi boa. O Sobis é um jogador receptivo, com muita vontade de treinar. Está com disposição. Foi uma lesão com certa relevância, mas ele deu uma resposta boa — declarou Carravetta em contato por telefone com o clicEsportes.
Sobis sofreu uma lesão muscular ainda durante a pré-temporada. Ronaldo Alves se lesionou enquanto trabalhava no extinto time B. O meia Tinga, recuperado de lesão no tendão de aquiles, voltou a treinar com o grupo na manhã desta terça.
— Aí eles poderão jogar quando o treinador quiser — garante o preparador físico.
Agora, o zagueiro Bolívar é quem realiza trabalho específico de preparação física sob a orientação de Carravetta. O treino começa no treino da tarde desta quarta.


Rafael Sobis está perto de disputar seu primeiro jogo em 2011 - Diego Guichard
Rafael Sobis está perto de disputar seu primeiro jogo em 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário