CREs farão formação sobre Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Visando orientar os estudantes sobre as especificidades do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realiza, através das regionais, atividades de formação a partir da próxima semana.O Pronatec é um programa federal constituído de conjunto de ações que objetivam ampliar a oferta de vagas na Educação Profissional, melhorando as condições de inserção no mundo do trabalho, além de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos de nível médio e de cursos de formação inicial e continuada. Este programa será englobado pelo programa Brasil Profissionalizado, com recursos sendo repassados para construção, reforma, ampliação de infraestrutura escolar e de recursos pedagógicos, além da formação de professores.
O mesmo projeto de lei que cria o Pronatec, amplia o alcance ao Fundo de Financiamento Estudantil (antigo FIES). Assim, o fundo proverá mais duas linhas de crédito, sendo uma para estudantes egressos do ensino médio e outra para empresas que desejem formar seus funcionários em escolas privadas habilitadas pelo MEC ou no Sistema S.
Nesta primeira etapa o Rio Grande do Sul está desenvolvendo o processo de implementação de vagas nos cursos de formação inicial e continuada, com carga horária entre 160 e 400 horas. O público-alvo são estudantes do Ensino Médio da rede pública estadual, matriculados no 2º e 3º anos do Ensino Médio, inclusive da Educação de Jovens e Adultos. Nestes cursos as escolas do Senai e Senac e os IFs receberão os alunos, que complementarão a sua formação com a qualificação profissional em turno inverso as suas aulas regulares no ensino médio.
A Seduc também constituiu fórum permanente do PRONATEC-RS, integrado pela Rede de Institutos Federais do estado: Instituto Federal Rio Grande do Sul – IFRS, Instituto Federal Farroupilha – IFF e Instituto Federal Sul Rio-Grandense – IFSul, juntamente com o Sistema S: Senai e Senac.
Nenhum comentário:
Postar um comentário