domingo, 11 de março de 2012

Concerto ao ar livre abre temporada da Ospa neste domingo


Evento será realizado no terreno adquirido para construção da sede própria


Maestro Tiago Flores rege Orquestra em primeiro concerto do ano <br /><b>Crédito: </b> Della Rosa / Divulgação / CP
Maestro Tiago Flores rege Orquestra em primeiro concerto do ano
Crédito: Della Rosa / Divulgação / CP
Maestro Tiago Flores rege Orquestra em primeiro concerto do ano
Crédito: Della Rosa / Divulgação / CP
Um concerto ao ar livre, aberto ao público, no terreno onde será a Sala Sinfônica da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (Ospa), marca a abertura de temporada da orquestra. O evento começa às 18h deste domingo, no Parque Harmonia (ao lado da Câmara de Vereadores). "Estaremos no terreno da futura Sala Sinfônica como uma forma de marcar nosso território. Queremos que as pessoas conheçam esse local e se habituem com ele. É a casa da Ospa e é onde ocorrerão todos os concertos da Orquestra", explica o diretor artístico maestro Tiago Flores, que irá reger o espetáculo.

O Concerto de Abertura se inicia com "Capricho Italiano Op. 45", de um dos maiores compositores do Romantismo russo, P. I. Tchaikovski. É uma obra alegre, inspirada em festas carnavalescas italianas. Na sequência, a Orquestra executa árias de ópera, com a participação do barítono Carlos Rodriguez e do tenor Juremir Vieira.

Abertura de Barbeiro de Sevilha e a ária de Fígaro, de Gioachino Rossini; ária La Donna e Mobile, da ópera "Rigoletto", de Giuseppe Verdi; Una Furiva Lacrima, da ópera "L''Elisir D''Amore", de Gaetano Donizetti; Recondita Armonia, da ópera "Tosca", de Giacomo Puccini; Intermezzo, da ópera "Cavalleria Rusticana", de Pietro Mascagni; ária do Toreador, da ópera "Carmen", de George Bizet; ária Nessun Dorma, da ópera "Turandot", de Giacomo Puccini; e "O Sole Mio", de Eduardo Di Capua, prometem emocionar o público. "O Sole Mio" ("Meu Sol", em português) é uma das mais famosas canções folclóricas italianas. Composta em 1898, foi oficializada em 1901.

O concerto se encerra com mais uma de Tchaikovski, "Abertura", de 1812. De caráter fortemente nacionalista, a obra comemora o fracasso da invasão francesa à Rússia, em 1812, e a consequente devastação do Império napoleônico. Nesta última obra, participa a Banda do III Batalhão de Polícia do Exército.

O concerto contará com a presença do governador do Estado, Tarso Genro, que fará o lançamento simbólico da construção da futura sede da Ospa, ao lado do secretário de Estado de Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, do presidente da Ospa, dr. Ivo Nesralla, e demais membros da orquestra e autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário