quarta-feira, 6 de junho de 2012

Dia Mundial do Meio Ambiente


Governo lança Projeto de Ação Educativa no Palácio Piratini



O governador Tarso Genro, acompanhado da secretária-adjunta da Educação Maria Eulalia Nascimento, lançou durante o almoço em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira (5), o “Projeto de Ação Educativa no Palácio Piratini”. O projeto tem o objetivo de contemplar ações educativas relativas ao patrimônio histórico, paisagismo e a educação ambiental e ecológica, promovendo a formação de professores da Rede Pública Estadual e a visitação orientada de alunos do Ensino Fundamental e Médio. “É uma forma de integrar o Palácio com as boas políticas públicas que promove. De promover a compreensão do que é o poder público e transmitir a visão agroecológica da política do Estado. Um espaço para a didática da liberdade, que deve estar presente em toda a rede pública do Estado”, disse o governador.

Participaram do almoço 50 professores de escolas da 1ª Coordenadoria Regional de Porto Alegre, que já realizam trabalhos expressivos na área do meio ambiente. Antes do almoço os professores conheceram a horta do Palácio Piratini construída em parceria com a Emater/RS em uma área de 1.435 metros quadrados. É composta basicamente de canteiros em formato de mandalas, e assim como os jardins, conta com irrigação por meio de cisternas construídas pela Corsan/RS e adubação a partir de composteira e minhocário.

O projeto faz parte das ações do Programa de Gestão Ambiental do complexo do Palácio Piratini que elaborado a partir da adesão do Governo Estadual aos preceitos da A3P (Agenda Ambiental da Administração Pública), uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente orientada pela Norma Brasileira ABNT NBR ISSO 14001/2004 – Sistema de Gestão Ambiental. Entre outras ações: logística de resíduos sólidos; reuso de águas servidas; prospecção de vertentes e estudo de aproveitamento; geração de energia elétrica alternativa; solução local para o esgotamento sanitário e paisagismo produtivo com introdução de espécies nativas.

Na ocasião, também foi assinado o decreto de regulamentação da lei que altera a alíquota tributária da erva mate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário