Festa em Piracicaba reúne cervejas exóticas, como Menstruei e Bipolar
Terceiro dia de evento da Acerva foi marcado pela degustação do público.
Cerca de 400 convidados puderam conferir bebidas inscritas na competição.
Público pode degustar saboers exóticos na tarde
de sábado
O público do Concurso Nacional da Associação de Cervejeiros Artesanais (Acerva) pode degustar neste sábado (9), entre 11h e 18h, no Hotel Beira Rio, em Piracicaba (SP), as cervejas exóticas inscritas na competição. Além de ingredientes incomuns, como caldo de cana, manga verde e pimenta comari, também se destacaram os nomes curiosos dados aos diferentes tipos da bebida, como a "Menstruei" e a "Bipolar".de sábado
O evento, que reúne cervejeiros do mundo inteiro, teve início nesta quinta-feira (7) e seu encerramento ocorre no domingo (10). Segundo a organização, 400 ingressos foram vendidos antecipadamente para a degustação do público, mas o concurso também ofereceu palestras sobre a concepção da bebida em sua forma artesanal.
Trezentos tipos de cerveja foram enviados para a avaliação de especialistas na bebida. As amostras foram divididas em cinco categorias: Irish Red Ale (IRA), Indian Pale Ale (IPA), DoppelBock, Russian Imperial Stout e Estilo Livre. Os premiados serão conhecidos domingo (10) no encerramento do concurso.
Nomes
Para chamar a atenção do júri, não basta só se preocupar com o sabor. Os cervejeiros precisam combinar cor, textura e dar um nome atraente à criação. A avermelhada IRA ganhou o nome de "Menstruei" por conta justamente da coloração avermelhada. Já a forte "Bipolar" ganhou o nome por prometer criar instabilidade em quem bebe, devido ao alto teor alcoólico.
Jovem experimenta cerveja Russian Imperium Stout durante concurso
Experiência e surpresaAté para cervejeiros experientes, a competição por Estilo Livre surpreendeu. O argentino Ricardo Aftyka é fundador da Acerva Buenos Aires e participou do evento como juiz. Apesar de frequentar festivais há uma década, ele se disse surpreso com o resultado da junção de sabores do Brasil. "As cervejas dessa categoria (Estilo Livre) foram fabulosas. Algumas se destacam, como castanha de cajú e uma outra erva que lembra o gosto de hortelã", disse.Aftyka destacou que o detalhe que faz esses sabores obterem sucesso é a integração com os outros ingredientes. "Há alguns ingredientes, como suco de manga, que não se integram e não ficam tão bons. Dá pra sentir o gosto do ingrediente e da cerveja", disse.
A produtora de eventos de Brasília Sofia Barbaresco é uma neófita no evento. Há apenas um ano estudando a bebida, este foi o primeiro evento da Acerva em que esteve; ela disse ter experimentado a maioria das bebidas oferecidas e destacou uma Rauch Beer de manga verde com pimenta comari. "Eu gosto de uma cerveja encorpada e essa destaca muito o sabor dos ingredientes", completou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário