sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Inclusão pelo esporte

Delegação gaúcha participa das Paraolimpíadas Escolares 2011


Quinze alunos de escolas da rede estadual participarão das Paraolimpíadas Escolares 2011, que iniciam nesta sexta-feira (26), em São Paulo. Os jogos vão até o dia 31 de agosto. A modalidade Atletismo conta com oito competidores, o tênis de mesa com três e a natação com um. Também participam três atletas-guia. O estudante Lucas da Silva Marques, do Colégio Estadual Oscila Gay da Fonseca, de Porto Alegre, afirma que é muita responsabilidade estar representando o Rio Grande do Sul. Lucas disputa na modalidade Tênis de Mesa.

Sete Coordenadorias Regionais de Educação estarão representadas nas Paraolimpíadas Escolares, que reunirão aproximadamente mil atletas, de 24 estados, na disputa de 10 modalidades esportivas. Os estudantes da rede pública integram a delegação gaúcha composta por 45 atletas, incluindo as escolas particulares e do terceiro setor.

As Paraolimpíadas Escolares buscam estimular a participação dos estudantes brasileiros com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas. Os jogos têm por objetivo difundir e reforçar a construção de valores da cidadania e os ideais do movimento paraolímpico: construção de um mundo melhor e mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação, entendimento da diversidade humana e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade, cultura da paz e fair play.

O movimento paraolímpico surgiu na Áustria, em 1945, como forma de contribuir para a reabilitação de feridos de guerra. No Brasil o movimento teve inicio em 1958, no Rio de Janeiro. Em 1969 o país participou da primeira competição paraolímpica internacional. Os jogos Parapanamericanos de Buenos Aires. Em 1995 foi criado o Comitê Paraolímpico Brasileiro, responsável pela organização das Paraolimpíadas Escolares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário