terça-feira, 24 de julho de 2012

Colegas de policial morta em UPP prestam homenagens

No YouTube, Facebook e site da Secretaria de Segurança, mensagens lamentam o ocorrido na noite de segunda-feira


Colegas de policial morta em UPP prestam homenagens Facebook/Reprodução
A soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, foi morta durante um ataque de criminosos a Unidade de Policia Pacificadora UPP Nova Brasilia no Complexo do Alemão Foto: Facebook / Reprodução
Policiais militares do Rio de Janeiro, colegas da soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, produziram uma homenagem em vídeo à policial militar. Fabiana foi atingida por um tiro na noite desta segunda-feira na sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão. O vídeo (abaixo) foi publicado no YouTube na manhã desta terça-feira.
No perfil da policial no Facebook, aparecem diversas mensagens de despedida e lástima pelo ocorrido. Frases como "Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdemos uma pessoa maravilhosa, descanse em paz minha amiga" apareciam em sequência na página.
No site da Secretaria de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, uma nota oficial lamentava a morte da PM. "Todas as ações de resistência de criminosos, que durante décadas impuseram um domínio de terror sobre essas e outras comunidades, serão combatidas sem trégua", diz o texto publicado pelo Governo do Rio de Janeiro.

O caso
Uma policial militar foi morta durante um ataque de criminosos à Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Nova Brasília, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio, na noite de segunda-feira. Em outros dois pontos da comunidade houve confrontos entre policiais e bandidos, mas ninguém se feriu.
Os criminosos não foram identificados nem detidos, e não se sabe se a ação foi organizada por alguma facção criminosa. Ninguém havia sido preso e o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PM, tinha sido acionado para reforçar a segurança no complexo.
O ataque ocorreu por volta de 21h30min, quando os criminosos dispararam vários tiros e lançaram uma granada contra a UPP Nova Brasília. A soldado Fabiana Aparecida de Souza, de 30 anos, foi atingida por um tiro de fuzil 762. O projétil teria atravessado o colete à prova de balas que ela vestia. A PM foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Itararé, mas morreu.
Segundo colegas, Fabiana trabalhava como PM havia quatro meses. Os outros confrontos aconteceram na Pedra do Sapo e no Morro do Adeus, segundo moradores, mas não deixaram vítimas. Uma idosa moradora do Morro do Adeus foi atingida por bala perdida, segundo moradores. Até as 23h, não havia notícia sobre o estado de saúde dessa suposta vítima.
Em nota, a Coordenadoria das UPPs confirmou apenas o ataque à UPP Nova Brasília, resultando na morte da policial e na convocação dos policiais do Bope. "A sede administrativa e o contêiner de apoio foram alvejados", afirma a nota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário