Chegadas apenas na segunda
O DESAFIO DO NOVO INTER-SM
Para tornar a preparação colorada para o Estadual ainda mais dramática, no final de dezembro, o presidente Marineu Ziani sofreu um enfarte e morreu nas dependências do Estádio Presidente Vargas. Uma tragédia para abalar as estruturas de qualquer clube de futebol.
– Eu, assim como todos no clube, sofremos um baque terrível com a morte do Marineu. Só que, nessas horas, tu tens de buscar forças, e foi o que nós fizemos. Todos nós, da diretoria ao grupo de jogadores, estamos unidos e traçamos metas. O Inter-SM não vai cair e ainda vai chegar aos quadrangulares – diz Mauro Martins da Silva, o 1º vice-presidente eleito que assumiu o comando do clube no lugar de Marineu Ziani.
Mas, para ter condições de atingir as tais metas, ainda era preciso percorrer um longo caminho. Não é exagero dizer que o elenco para a temporada 2011 teve de ser montado do zero. O único remanescente de 2010 é o goleiro Alisson, egresso da extinta parceria com o Grêmio Atlético Imembuy. Com pouco dinheiro, o Inter-SM teve de ser criativo para formar um grupo que, ao menos, começasse a pré-temporada.
Aí, entraram em cena a experiência do gerente de futebol, Francisco Neto, o Chiquinho, e os contatos do técnico Luiz Carlos Winck, sem dúvida, a grande estrela do Inter-SM neste Gauchão. O ex-lateral da dupla Gre-Nal e da seleção brasileira indicou atletas de outros Estados, como Manaus e Piauí, que vieram por um preço bem mais baixo que os que estão no mercado gaúcho. Das figurinhas mais conhecidas de disputas anteriores do Gauchão, só o meia Thiago Corrêa e o atacante Dinei.
As apostas foram feitas, mas, nos dois amistosos contra o Pelotas (empate em 0 a 0 na Baixada e derrota por 2 a 0 na Boca do Lobo), ficou claro que algumas delas deram certo, casos do meia Vidinha e do zagueiro/volante Luiz Henrique – coincidentemente, ambos estão fora do jogo de domingo. Outras, nem tanto. Por isso, apenas quatro dias antes da estreia, a diretoria teve de abrir os cofres e buscar reforços com status de assumir a titularidade.
Felipe Athirson já chegou, Diego Campos desembarca neste sábado, e Matão deve chegar na segunda-feira. Reforços que fazem o técnico Luiz Carlos Winck sorrir, algo raro lá no início de dezembro, quando a falta de jogadores impedia até a realização de um simples treino coletivo.
– A situação está melhorando a cada dia. Demorou um pouco, mas estamos conseguindo encorpar o grupo. Isso nos dá a esperança de que podemos, sim, fazer um belo campeonato – aposta o técnico.
E quando Winck fala em fazer um belo campeonato, ele está dizendo em ir muito além da fuga do rebaixamento. Será que dá para repetir o feito do ano passado e chegar às etapas eliminatórias dos dois turnos? Eis o desafio do Inter-SM.
Como será – O Gauchão Coca-Cola manterá a mesma fórmula das duas últimas edições. Serão dois turnos: no primeiro, os times enfrentam os adversários do outro grupo e, no segundo, jogam dentro da chave. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a etapa eliminatória do turno. A diferença é que, em vez de Taça Fernando Carvalho e Taça Fábio Koff, como foi em 2009 e 2010, as taças em disputa em 2011 serão a Piratini e a Farroupilha.
Os dois piores colocados na classificação geral serão rebaixados para Série B em 2012. No ano passado, Avenida, de Santa Cruz do Sul, e Esportivo, de Bento Gonçalves, caíram, Já o Cruzeiro, de Porto Alegre, e o Lajeadense, de Lajeado, subiram e jogarão a Série A deste ano.
Time sem mistério para a estreia
O zagueiro/volante Luiz Henrique, sem condições legais, e o meia Vidinha, lesionado, já estavam fora. Na sexta-feira, mais dois desfalques foram confirmados: o goleiro Fábio, que seria o reserva da Paulo Roberto, foi vetado pelo departamento médico, e o atacante Washington não recebeu a documentação confirmando o empréstimo do Grêmio Maringá-PR. Assim, Winck não teve trabalho para definir a escalação no último coletivo antes da estreia no Gauchão 2011: Michell ocupará a vaga de Luiz Henrique, Wendes será o substituto de Vidinha, e Edilson entra no ataque.
– É o que temos de melhor para esta partida – resumiu o técnico Luiz Carlos Winck.
Grêmio | 14/01/2011 | 22h08min
Jogadores da base terão oportunidades no Grêmio, garante Renato
Neste início de 2011, Pessalli e Mateus Magro saíram dos juniores para integrar grupo principal
No grupo do Grêmio que começa o ano de 2011, 17 jogadores são da base do clube. Dos 21 relacionados para a estreia do Gauchão, neste sábado, 11 surgiram no Olímpico. Do ano passado para este, dois meninos foram promovidos: o meia Pessalli e o volante Mateus Magro. Eles já estão sendo avaliados nos treinamentos e continuarão sob os olhos atentos do comandante. Renato disse que dará oportunidade a todos, mas eles terão que mostrar dentro de campo que têm condições.
— Dois meninos subiram da base e vão ter suas oportunidades. Tem outros jovens que já estavam aqui e o torcedor conhece, e agora chegou a realidade para esses jogadores. A gente joga com um time amanhã (sábado), e na quarta joga outro time, e cabe a eles mostrarem em campo. Tudo o que eu podia passar para eles eu passei, e a torcida vai ser mais uma testemunha. Eles vão ter meu apoio para mostrar se têm condições de seguir no time ou no grupo do Grêmio — deixou claro o técnico gremista.
Mateus Magro e Pessalli
Foto: Tatiana Lopes
Confira a lista completa dos relacionados para a estreia no Gauchão:
Goleiros: Marcelo Grohe (base), Matheus (base).
Zagueiros: Paulão, Rafael Marques, Vilson, Mário Fernandes (base), Neuton (base).
Laterais: Gabriel, Gilson, Bruno Collaço (base).
Volantes: Adilson (base), Rochemback, Mateus Magro (base).
Meias: Douglas, Pessalli (base), Roberson (base), Mithyuê (base).
Atacantes: Jonas, Diego Clementino, Viçosa, Bergson (base).
Da base que completam o plantel de 2011 ainda estão o zagueiro Saimon e o meia Fernando, que disputam o Sul-Americano Sub-20 com a seleção brasileira; o goleiro Busatto, o atacante Wesley, e os meio-campistas Maylson e Willian Magrão, que ficaram fora desta lista por estarem recuperando dores musculares.
Grêmio relaciona 21 jogadores para a estreia no Gauchão contra o Lajeadense
Para primeiro jogo, Borges, Lúcio, Victor e André Lima são os desfalques
O técnico Renato relacionou 21 jogadores para a estreia no Gauchão. O adversário é o Lajeadense, a partir das 17h deste sábado, no Estádio Olímpico. Ficaram fora da lista os que se recuperam de dores musculares – Victor, Lúcio e Borges –, além do atacante André Lima, que ainda aguarda uma documentação do Hertha Berlin para ser regularizado pelos próximos três anos de contrato com o Tricolor.
Dos jogadores que voltaram de empréstimo, Mithyuê e Bruno Collaço estão relacionados. Os meninos que subiram da base neste ano também fazem parte dos concentrados.
No departamento médico desde o ano passado, com uma lesão no joelho, o lateral-direito Edilson ainda faz tratamento. Outros suplentes, Willian Magrão e Maylson ainda se recuperam de dores musculares.
Confira a lista completa:
Goleiros: Marcelo Grohe, Matheus.
Zagueiros: Paulão, Rafael Marques, Vilson, Mário Fernandes, Neuton.
Laterais: Gabriel, Gilson, Bruno Collaço.
Volantes: Adilson, Rochemback, Mateus Magro.
Meias: Douglas, Pessalli, Roberson, Mithyuê.
Atacantes: Jonas, Diego Clementino, Viçosa, Bergson.
Victor não jogará na estreia do Grêmio no Gauchão.
Inter | 14/01/2011 | 22h02min
Zé Roberto quer jogar no Inter, afirma dirigente
Definição sobre contratação do jogador deverá acontecer na próxima semana
O Inter já admite que fez proposta para contratar Zé Roberto. Porém, o Vasco tem o interesse de renovar com o jogador. Segundo informou o diretor executivo de futebol do Colorado, Newton Drummond, que viajou para o Rio de Janeiro para tratar do assunto, o atleta já manifestou interesse em se transferir para o Beira-Rio:
— Estou voltando hoje para Porto Alegre. O Zé Roberto é uma conversa que já tivemos, ela já foi bem clara. O Inter e o Vasco já estabeleceram a forma desta negociação. O Vasco tem o interesse na renovação, sabe que o jogador gostaria jogar no Inter, mas quer fazer a opção de discutir com ele e tentar renovar —afirmou.
Como Zé Roberto pode atuar em duas funções distintas, segundo avalia a diretoria do Inter - pode ser segundo atacante que marca gols ou meia-, o Vasco teria dificuldades em encontrar um substituto no mercado. E isso poderia dificultar um pouco a negociação. Porém, Drummond acredita que a definição sobre a contratação não passa da próxima semana:
— Estamos aguardando uma posição do Vasco. Eles ficaram de dar um retorno no máximo até a semana que vem. Vamos ver se até o final da semana que vem nós definimos essa negociação: ou o Zé Roberto fica no Vasco ou vai para o Inter.
Dificuldades financeiras
Se por um lado a dificuldade de encontrar um substituto pode dificultar a negociação, por outro a crise financeira do Vasco pode facilitar. Nesta sexta-feira o clube carioca pagou os salários atrasados de novembro para jogadores e funcionários. O 13º e as férias ainda estão pendentes. Gauchão | 15/01/2011 | 07h40min
Zero Hora traz álbum do Gauchão de 2011 neste sábado
Figurinhas virão nas páginas da editoria de Esportes
A partir deste sábado, os leitores de Zero Hora poderão recortar e colar o Álbum do Gauchão 2011. A partir da edição de domingo até o dia 31, virão nas páginas da editoria de Esportes as figurinhas, com imagens do escudo, do mascote, do estádio, da torcida, do principal troféu e da camiseta.
Cada um dos 16 clubes participantes do campeonato terá uma página especial, na qual serão coladas as seis imagens. Serão seis figurinhas por dia, sempre de uma equipe diferente, obedecendo a ordem alfabética dos times.
Mas o torcedor precisa ficar atento: seis clubes terão imagens coringas, e o colecionador terá de procurá-las nas páginas de Zero Hora, pois elas não serão publicadas no espaço reservado às figurinhas na editoria de Esportes. Só quem encontrar os coringas vai completar o álbum.
A imagem dos jogadores não está sendo usada por respeito ao direito de imagem dos atletas. O álbum, produzido em papel jornal, também traz informações sobre a história dos times, o desempenho dos clubes no ano passado, os títulos já conquistados e os hinos.
A tabela completa dos jogos do Gauchão 2011 também pode ser consultada no álbum, que tem o patrocínio de Coca-Cola, Oi, Elevato e Isam.
ZERO HORA
Grêmio relaciona 21 jogadores para a estreia no Gauchão contra o Lajeadense
Para primeiro jogo, Borges, Lúcio, Victor e André Lima são os desfalques
O técnico Renato relacionou 21 jogadores para a estreia no Gauchão. O adversário é o Lajeadense, a partir das 17h deste sábado, no Estádio Olímpico. Ficaram fora da lista os que se recuperam de dores musculares – Victor, Lúcio e Borges –, além do atacante André Lima, que ainda aguarda uma documentação do Hertha Berlin para ser regularizado pelos próximos três anos de contrato com o Tricolor.
Dos jogadores que voltaram de empréstimo, Mithyuê e Bruno Collaço estão relacionados. Os meninos que subiram da base neste ano também fazem parte dos concentrados.
No departamento médico desde o ano passado, com uma lesão no joelho, o lateral-direito Edilson ainda faz tratamento. Outros suplentes, Willian Magrão e Maylson ainda se recuperam de dores musculares.
Confira a lista completa:
Goleiros: Marcelo Grohe, Matheus.
Zagueiros: Paulão, Rafael Marques, Vilson, Mário Fernandes, Neuton.
Laterais: Gabriel, Gilson, Bruno Collaço.
Volantes: Adilson, Rochemback, Mateus Magro.
Meias: Douglas, Pessalli, Roberson, Mithyuê.
Atacantes: Jonas, Diego Clementino, Viçosa, Bergson.
Victor não jogará na estreia do Grêmio no Gauchão.
Inter | 14/01/2011 | 22h02min
Zé Roberto quer jogar no Inter, afirma dirigente
Definição sobre contratação do jogador deverá acontecer na próxima semana
O Inter já admite que fez proposta para contratar Zé Roberto. Porém, o Vasco tem o interesse de renovar com o jogador. Segundo informou o diretor executivo de futebol do Colorado, Newton Drummond, que viajou para o Rio de Janeiro para tratar do assunto, o atleta já manifestou interesse em se transferir para o Beira-Rio:
— Estou voltando hoje para Porto Alegre. O Zé Roberto é uma conversa que já tivemos, ela já foi bem clara. O Inter e o Vasco já estabeleceram a forma desta negociação. O Vasco tem o interesse na renovação, sabe que o jogador gostaria jogar no Inter, mas quer fazer a opção de discutir com ele e tentar renovar —afirmou.
Como Zé Roberto pode atuar em duas funções distintas, segundo avalia a diretoria do Inter - pode ser segundo atacante que marca gols ou meia-, o Vasco teria dificuldades em encontrar um substituto no mercado. E isso poderia dificultar um pouco a negociação. Porém, Drummond acredita que a definição sobre a contratação não passa da próxima semana:
— Estamos aguardando uma posição do Vasco. Eles ficaram de dar um retorno no máximo até a semana que vem. Vamos ver se até o final da semana que vem nós definimos essa negociação: ou o Zé Roberto fica no Vasco ou vai para o Inter.
Dificuldades financeiras
Se por um lado a dificuldade de encontrar um substituto pode dificultar a negociação, por outro a crise financeira do Vasco pode facilitar. Nesta sexta-feira o clube carioca pagou os salários atrasados de novembro para jogadores e funcionários. O 13º e as férias ainda estão pendentes.
— Estou voltando hoje para Porto Alegre. O Zé Roberto é uma conversa que já tivemos, ela já foi bem clara. O Inter e o Vasco já estabeleceram a forma desta negociação. O Vasco tem o interesse na renovação, sabe que o jogador gostaria jogar no Inter, mas quer fazer a opção de discutir com ele e tentar renovar —afirmou.
Como Zé Roberto pode atuar em duas funções distintas, segundo avalia a diretoria do Inter - pode ser segundo atacante que marca gols ou meia-, o Vasco teria dificuldades em encontrar um substituto no mercado. E isso poderia dificultar um pouco a negociação. Porém, Drummond acredita que a definição sobre a contratação não passa da próxima semana:
— Estamos aguardando uma posição do Vasco. Eles ficaram de dar um retorno no máximo até a semana que vem. Vamos ver se até o final da semana que vem nós definimos essa negociação: ou o Zé Roberto fica no Vasco ou vai para o Inter.
Dificuldades financeiras
Se por um lado a dificuldade de encontrar um substituto pode dificultar a negociação, por outro a crise financeira do Vasco pode facilitar. Nesta sexta-feira o clube carioca pagou os salários atrasados de novembro para jogadores e funcionários. O 13º e as férias ainda estão pendentes.
Gauchão | 15/01/2011 | 07h40min
Zero Hora traz álbum do Gauchão de 2011 neste sábado
Figurinhas virão nas páginas da editoria de Esportes
A partir deste sábado, os leitores de Zero Hora poderão recortar e colar o Álbum do Gauchão 2011. A partir da edição de domingo até o dia 31, virão nas páginas da editoria de Esportes as figurinhas, com imagens do escudo, do mascote, do estádio, da torcida, do principal troféu e da camiseta.
Cada um dos 16 clubes participantes do campeonato terá uma página especial, na qual serão coladas as seis imagens. Serão seis figurinhas por dia, sempre de uma equipe diferente, obedecendo a ordem alfabética dos times.
Mas o torcedor precisa ficar atento: seis clubes terão imagens coringas, e o colecionador terá de procurá-las nas páginas de Zero Hora, pois elas não serão publicadas no espaço reservado às figurinhas na editoria de Esportes. Só quem encontrar os coringas vai completar o álbum.
A imagem dos jogadores não está sendo usada por respeito ao direito de imagem dos atletas. O álbum, produzido em papel jornal, também traz informações sobre a história dos times, o desempenho dos clubes no ano passado, os títulos já conquistados e os hinos.
A tabela completa dos jogos do Gauchão 2011 também pode ser consultada no álbum, que tem o patrocínio de Coca-Cola, Oi, Elevato e Isam.
ZERO HORA
Gauchão | 15/01/2011 | 07h40min
Zero Hora traz álbum do Gauchão de 2011 neste sábado
Figurinhas virão nas páginas da editoria de Esportes
A partir deste sábado, os leitores de Zero Hora poderão recortar e colar o Álbum do Gauchão 2011. A partir da edição de domingo até o dia 31, virão nas páginas da editoria de Esportes as figurinhas, com imagens do escudo, do mascote, do estádio, da torcida, do principal troféu e da camiseta.
Cada um dos 16 clubes participantes do campeonato terá uma página especial, na qual serão coladas as seis imagens. Serão seis figurinhas por dia, sempre de uma equipe diferente, obedecendo a ordem alfabética dos times.
Mas o torcedor precisa ficar atento: seis clubes terão imagens coringas, e o colecionador terá de procurá-las nas páginas de Zero Hora, pois elas não serão publicadas no espaço reservado às figurinhas na editoria de Esportes. Só quem encontrar os coringas vai completar o álbum.
A imagem dos jogadores não está sendo usada por respeito ao direito de imagem dos atletas. O álbum, produzido em papel jornal, também traz informações sobre a história dos times, o desempenho dos clubes no ano passado, os títulos já conquistados e os hinos.
A tabela completa dos jogos do Gauchão 2011 também pode ser consultada no álbum, que tem o patrocínio de Coca-Cola, Oi, Elevato e Isam.
ZERO HORA
Nenhum comentário:
Postar um comentário