EDUCAÇÃO
Último dia para o ProUni
Sete instituições de Ensino Superior presencial da região oferecem vagas no programa
Para concorrer a uma vaga no programa, o candidato precisa ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou estabelecimento privado com bolsa integral. Além disso, precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 e atingido, no mínimo, 400 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação. Para fazer a inscrição, o candidato deve informar seu número de inscrição e senha no Enem 2010 e seu CPF.
No total, são 123.170 bolsas de estudos ofertadas em todo o país, sendo que 80.520 são integrais e 42.650 são parciais (cobrem 50% da mensalidade). Cerca de 1,5 mil instituições de Ensino Superior participam do programa – na região, são sete de ensinio presencial (veja quadro). Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve ter renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 810) por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 1.620) por pessoa.
O aluno pode escolher até três cursos. A lista dos pré-selecionados na primeira chamada será divulgada na próxima sexta-feira. Os pré-selecionados terão uma semana para comprovar as informações nas instituições de ensino. A lista dos pré-selecionados em segunda chamada será conhecida em 11 de fevereiro. Haverá uma segunda etapa de inscrições, de 21 a 24 de fevereiro, para aqueles que não foram pré-selecionados ou não se candidataram na primeira etapa.
Diferença – Para não se confundir, é bom saber que o ProUni utiliza a nota do Enem para selecionar alunos para instituições privadas de Ensino Superior, que ainda não tenham diploma de graduação, oferecendo bolsas parciais e integrais. Já o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um sistema informatizado usado por instituições públicas de Ensino Superior para selecionar novos estudantes.
VESTIBULAR
Novas vagas na Unifra
TRÂNSITO
Proibido estacionar em um lado da Duque
SANTA MARIA
Um fôlego para a saúde
Após obra, PA da Tancredo Neves reabriu ontem no antigo endereço
No primeiro dia no PA reformulado, pacientes e funcionários agradeceram. Afinal, cerca de 10 meses se passaram desde o começo da obra, em fevereiro de 2010. Durante o período, as pessoas que precisaram de atendimento e os profissionais que atuavam no local passaram o maior sufoco em duas casas alugadas pela prefeitura que serviram como sede provisória do posto. Além de os espaços serem pequenos, algumas peças eram separadas com divisórias, e a unidade havia deixado de funcionar 24 horas por dia, reduzindo a capacidade de atendimento na cidade, que ficou apenas com um PA. Acomodada em uma das cadeiras da recepção, a dona de casa Jussara Ilha da Silva, 52 anos, aprovou a reforma:
– Moro na Vila São João, fiquei sabendo que ia reabrir aqui hoje (ontem) e resolvi conferir. Agora está bem melhor que antes.
Apesar de concordar com a melhora devido à ampliação da área, o técnico em edificações José Luiz Gonçalves Aires, 51, reclamou da falta de profissionais na área da saúde no município. Há cerca de quatro meses, ele tenta uma consulta com traumatologista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e não consegue. Aires se queixou do forte calor no local.
– Faltam médicos. Fazem PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) para tudo, por que não fazem um PAC para saúde? – questionou.
Segundo o coordenador da unidade, Ciro Saraiva, o primeiro dia ainda foi de adequações nos espaços. Cerca de 60 pessoas foram atendidas pela manhã, entre consultas e serviços como curativos, por exemplo. Sobre a refrigeração do prédio, pelo menos quatro salas já têm ar-condicionado, e outras cinco – entre elas, a recepção – devem receber novos aparelhos nas próximas semanas.
– A comunidade tem de ter paciência, porque este é um novo início para nós – declarou Saraiva.
De segunda e sexta-feira, dois clínicos gerais, dois pediatras e dois ginecologistas atendem em dois turnos por meio de fichas, que são distribuídas a partir das 7h. Um médico faz plantão 24 horas no local para urgências e emergências. Conforme a coordenação do posto, a média deve ficar em 200 atendimentos diários. A unidade ainda está sem telefone.
INFRAESTRUTURA
Obra gera polêmica
Conforme a gerente do hotel, Elaine Santiago, a solicitação foi protocolada no dia 31 de agosto de 2010. Como não houve resposta, o trabalho começou sem a liberação. A floreira é parte do processo de revitalização da parte interna e externa do prédio e pretende organizar o estacionamento.
– Queremos dar mais segurança aos hóspedes. Muitos já foram assaltados e tiveram os carros arrombados no local – diz a gerente.
ACIDENTE
Jovem bate a cabeça ao mergulhar
No momento em que os bombeiros chegaram ao local, o jovem já havia sido retirado da água. Ele foi encaminhado para o Pronto-Atendimento de São Pedro do Sul e, depois, para o Hospital de Caridade de Santa Maria. Até a tarde de ontem, Ferrão permanecia no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) em estado grave.
O acidente ocorreu por volta das 18h do último domingo, em uma propriedade particular que fica perto da Escola Municipal João Batista Bassotto, na localidade de Água Boa, interior do município.
Os bombeiros alertam que não se deve tomar banho em locais sem salva-vidas e que só é recomendável mergulhar em locais que se conheça.
APOSENTADOS
INSS inicia pagamento
ASSÉDIO MORAL
Bancos farão acordo
TELEVISÃO
Disputa deve ser apertada entre Diogo e Maurício
Que a líder Natália tinha destinado seu voto a Maurício não surpreendeu nem mesmo o brother. Como ela comentou, a decisão estava tomada desde o primeiro dia na casa. Quem levou um susto de verdade foi Diogo. Autointitulado “querido por todos”, o rapaz se queimou nos últimos dias em função das discussões com o seu affair, Michelly, e também pela confusão que causou por ser o sabotador da semana. Resta a ele saber se os fãs que diz ter fora da casa irão fazer diferença.
Nas enquetes de sites como o Uol e o Terra, a disputa é acirrada. Os sites, no entanto, apontam que Diogo é quem deve deixar a casa, por uma pequena diferença. O jeito descontraído e a malandragem do axé, definitivamente, parecem não ter agradado o público. Enquanto isso, dentro da casa, os participantes estão achando que este será um dos paredões mais fortes da edição.
– Você foi perfeita. Colocou os dois mais fortes da casa no Paredão – vibrou Janaína para Natalia.
O Big Brother Brasil 11 vai ao ar hoje, logo após Insensato Coração.
Guerra velada – A segunda semana e, em especial, a prova do líder e da comida deixam às claras que a fase de “colônia de férias” terminou. Os participantes pararam com a mania de harmonia na casa e entraram em uma guerra velada. O pessoal que estava no acampamento, desde a semana passada, já decidiu que não votaria entre si. O mesmo ocorreu com a turma da casa principal esta semana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário