quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

                           Educação como Reabilitação

Em conversa com a Diretora da Escola Julieta Balestro , Prof. Maria Sueli Mino Ferrari, Escola esta que funciona junto ao Presidio Regional de Santa Maria ela me informou que sete alunos da escola passaram no vestibular e outros tantos na prova do Enem, recebi essa informação com imensa alegria, pois isso é uma prova que através da Educação podemos sim reabilitar aquelas pessoas que por vários motivos encontram-se presos devidos a seus crimes.
Sou e sempre serei contra prisão, somente com o sentido de tirar a liberdade de alguém, a prisão tem que ter o sentido de reabilitar o delinquente que cometeu o seu crime, temos inúmeras provas no Brasil inteiro que nosso sistema penitenciário tem servido apenas para a Escola do crime, presos com penas leves, juntamente com presos de alta periculosidade, presídios lotados sem o mínimo de humanidade com aqueles que ali estão pagando pelos seus crimes.
A um velho ditado que diz “ Cachorro comedor de ovelha só matando”, vários criminosos por mais que a sociedade de oportunidades não querem se reabilitar, pois o sentido da vida deles é o ódio, tragédia, morte etc. Mas um grande número de presidiários que por algum momento de suas vidas cometeram erros, assim como nós seres humanos cometemos, querem sim pagar pelos seus crimes e para isso temos que ter um sistema prisional que ofereça condições dignas e de reabilitação a essas pessoas para que elas possam voltar a conviver em sociedade, sendo produtivos e transferindo suas experiências negativas a outras pessoas, para que essas pessoas não caiam nos mesmos erros que eles caíram na vida.
O exemplo destes estudantes presidiários que passaram no vestibular e nas provas do Enem que sirva de exemplo a outros presos, e a sociedade em geral, que com esforço e dedicação, compreensão e amor ao próximo tudo e possível.
Encerro dizendo, “ O grande semeador é aquele que não se cansa de jogar a semente, semeando, cuidando até que ela germine e dê bons frutos”, Jesus foi nosso grande semeador jamais cansou de jogar a semente do amor, fraternidade e da paz, e para nós salvar deu a sua vida.




                                                Arnaldinho Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário