terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

TRAGÉDIA

Jovem é mais uma vítima das águas

Vendedora de 25 anos morreu em balneário em Restinga Seca

No domingo, houve mais uma morte por afogamento na Região Central. Elieser Facco, 25 anos, morreu cerca de 20 minutos após ter entrado na água, no balneário Passo das Tunas, em Restinga Seca. Com esse caso, chega-se à quinta morte em apenas cinco dias (veja quadro). Desde outubro passado, as águas fizeram 12 vítimas.

Segundo o cunhado de Elieser Marcos Moreschi, ela se banhava nas águas do rio em companhia do marido, José Carlos Moreschi, da irmã mais nova e de dois casais de amigos. Por volta das 16h30min, Elieser e o marido estariam brincando, quando se jogaram de costas na água e caíram num buraco de aproximadamente quatro metros. Moreschi conseguiu emergir, mas Elieser, não. O corpo foi encontrado por mergulhadores do Corpo de Bombeiros de Santa Maria por volta das 20h30min de domingo.

Conforme os bombeiros, o local tem salva-vidas, mas eles estavam tomando banho em uma área que não é demarcada. A poucos metros do local do afogamento, uma placa alerta os banhistas: “Perigo, buraco”.

Sonho interrompido – Elieser nasceu em Pinhal Grande e morava em Santa Maria há oito anos, onde trabalhava como vendedora. Ela veio para a cidade para estudar num convento. Formou-se em Matemática pelo Centro Universitário Franciscano (Unifra) e conheceu o marido, que é do Paraná.

Eles iriam completar dois anos de casamento em maio. O cunhado conta que o casal pretendia ter um filho. Ele lembra que Elieser era sorridente e de bem com a vida.

– Ela era uma pessoa muito especial. Os dois estavam muito felizes. Estava tudo mais que planejado. Eles queriam ter um filho no ano que vem – conta.

A jovem foi enterrada às 14h de ontem, no Cemitério Municipal de Pinhal Grande.


TRÁFICO

Dupla é presa com dinheiro e drogas

Dois homens foram presos em flagrante por suspeita de tráfico de drogas em Santa Maria, na tarde de ontem. De acordo com a Polícia Civil, eles foram surpreendidos com cerca de R$ 4 mil em dinheiro, pequena quantidade de crack e maconha, facas e aparelhos de telefone celular.


SANTIAGO

Parentes e padrinho suspeitos de abuso

Vítima é uma menina de 9 anos

A Polícia Civil de Santiago investiga a suspeita de abuso sexual contra uma menina de 9 anos. Os autores do abuso seriam um irmão dela, de 17 anos, um tio de 29 anos e um padrinho, cuja idade não foi informada. O caso veio à tona no sábado. Uma conselheira tutelar foi chamada pela Brigada Militar até a casa da criança, na localidade de Paraíso. Os policiais militares foram até a residência atender a uma ocorrência de estupro.

A menina disse aos policiais militares que seria abusada pelos parentes e pelo padrinho desde os 5 anos. A criança, que moraria com os avós, foi recolhida pelo Conselho Tutelar e levada para uma casa de passagem, onde deve ficar até a conclusão das investigações. Agora, ela será submetida ao exame de corpo de delito para constatar se foi molestada.

– Se o exame de corpo de delito e as provas coletadas confirmarem que houve violência sexual, eu certamente irei pedir a prisão dos dois maiores e a internação do menor – afirma o delegado João Carlos Brum Vaz.

Na cidade, um outro caso de possível abuso por parte de um padrasto, também contra uma menina de 9 anos, está sendo investigado. Na sexta, a menina chegou ao Hospital de Caridade com a madrasta se queixando de ardência ao urinar. Ela passará por exame de corpo de delito.

Pedofilia – Em outro caso, ontem à tarde, em Santiago, um homem foi preso em flagrante por pedofilia. A polícia chegou até ele por meio de um suspeito, que teria vídeos, em seu notebook, com crianças fazendo sexo. Ele foi denunciado pela própria mulher e disse aos policiais que os vídeos tinham sido enviados por esse amigo, que acabou preso. Ao depor, o preso confirmou o envio e ainda mostrou aos policiais vídeos de pedofilia que tinha em seu celular.

– Iremos fazer uma perícia no notebook do primeiro suspeito e, se for o caso, pedir a prisão dele – explica o delegado.



SANTIAGO

Vítimas de golpe

Pelo menos 27 correntistas do Banrisul foram vítimas de estelionatários em Santiago. Entre os dias 15 e 27 do mês passado, os clientes identificaram saques indevidos em suas contas. Conforme o titular da Delegacia de Polícia Civil da cidade, Vladimir Haag Medeiros, há pelo menos 10 ocorrências registradas relatando o acontecimento. O prejuízo pode chegar a R$ 30 mil.

Conforme a polícia, os ladrões conseguiram os dados dos clientes ao instalar equipamentos que “roubam” o número da conta e a senha. Levantamentos preliminares dão conta que o chupa-cabra, como é conhecido o dispositivo, tenha sido instalado em dois caixas eletrônicos da sala de auto-atendimento da agência. O golpe foi aplicado apenas em cartões com a tarja magnética, não os com chip.

– Estamos trabalhando para identificar as vítimas, os valores sacados, os locais dos saques e se o golpe foi aplicado por uma pessoa ou uma quadrilha – diz Medeiros.

As imagens das câmeras do banco e externas, nas proximidades da agência, podem ajudar a identificar os suspeitos.


FLAGRANTE

Motocicleta roubada

Por volta das 23h de domingo, em uma abordagem de rotina na ERS-511, perto do acesso a Arroio Grande, um homem de 35 anos foi preso em flagrante. Ele conduzia uma motocicleta que era roubada. O roubo havia sido cometido em Agudo.



INVESTIGAÇÃO

Motivos ainda desconhecidos

Seguem sem solução dois assassinatos que aconteceram no fim de semana, um em Itaara e outro em Santa Maria. No primeiro caso, Oswaldo Weber, 74 anos, foi achado morto na sexta-feira em um mato perto de uma estrada de chão que dá acesso ao balneário Novo Pinhal. Ontem, foram ouvidos familiares de Weber. A polícia conseguiu identificar um suspeito e desconfia da participação de uma outra pessoa. O assassinato de Gilberto Comoreto Tofoli Culau, 64 anos, na madrugada de domingo, na ERS-509 (Faixa Velha de Camobi), segue sem pistas.






Nenhum comentário:

Postar um comentário