domingo, 18 de setembro de 2011

Tubos gigantes para rede de tratamento de esgoto começam a ser instalados no Guaíba

Operação que vai submergir 22 tubulações no lago faz parte do Projeto Integrado Sócioambiental de Porto Alegre


Começou neste sábado a instalação de tubos gigantes que ficarão submersos no Guaíba para a ampliação da rede de tratamento de esgoto da Capital. A primeira etapa da operação, que faz parte do Projeto Integrado Sócioambiental de Porto Alegre, deve se estender durante a madrugada com a colocação da primeira tubulação de Polietileno de Alta Densidade (Pead).

Embarcações, draga e uma equipe composta por diversos trabalhadores, como engenheiros, mergulhadores e operários, trabalham na submersão do tubo, que mede 515 metros de comprimento e 1,6 metros de diâmetro. Serão ao todo 22 tubos gigantes dentro do Guaíba que terão a missão de formar uma rede de coletores para transportar o esgoto cloacal do Centro e Zona Sul até a Estação de Tratamento na Serraria, onde será tratado.

O processo meticuloso de instalação sob o Guaíba é realizado com uso de válvulas de admissão e supressão de ar e água. Essas etapas serão feitas a cada submersão dos 22 tubos, cuja instalação deve ser concluída até 2012. A nova rede, somada à estação de tratamento na Serraria, deve ampliar de 27% para 77% a capacidade de tratamento de esgoto cloacal de Porto Alegre.


Equipe trabalha na instalação do primeiro tubo da rede que ficará submersa no Guaíba - Ricardo Stricher,PMPA / Divulgação
Equipe trabalha na instalação do primeiro tubo da rede que ficará submersa no Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário