domingo, 2 de outubro de 2011

O sonho olímpico está vivo

Irmãos Gilvan e Givago Ribeiro embarcam para o Pan de Guadalajara em busca do índice

A poucas semanas do maior desafio da carreira até então, os irmãos Gilvan, 22 anos, e Givago Ribeiro, 23, não escondem o entusiasmo. Os canoístas de Santa Maria, que deram as primeiras remadas aqui na cidade, passaram os últimos dias em casa, no bairro Campestre do Menino Deus, e embarcaram na quinta-feira para a Cidade do México, onde devem chegar neste sábado. É lá que eles farão a preparação para os Jogos Pan-Americanos 2011, que serão disputados em Guadalajara, no México. Será a última chance de a dupla garantir vaga para a Olimpíada de 2012, em Londres.

De passagem pelo Coração do Rio Grande, os irmãos Ribeiro reencontraram a barragem do DNOS, onde começaram no esporte há 10 anos, no projeto social Canoagem na Escola, a poucos metros de casa. Na presença dos pais, eles renovaram forças para conquistar a sonhada vaga olímpica. E a dupla estará, literalmente, unida para alcançar o feito, que não será nada fácil.

Gilvan e Givago dividirão o caiaque na prova de K2 (para dois atletas) 200m, um sonho antigo da família, e ainda competirão no K4 (para quatro atletas) 1.000m, com a equipe completada por outros dois canoístas da Seleção. Os campeões de cada categoria carimbam o passaporte para Londres. As provas de canoagem ocorrerão em Guadalajara nos dias 27 e 28 de outubro ? o Pan vai de 14 a 30 deste mês.

Quem também estará na competição é a santa-mariense Naiane Fragoso Pereira, outra canoísta que começou no Canoagem na Escola e integra a seleção feminina. Assim como Gilvan e Givago, ela também está em busca do sonho olímpico.

Desta vez, os irmãos Gilvan e Givago estão garantidos no Pan do México pela convocação da comissão técnica da seleção masculina, que está sediada em Piraju-SP desde julho. Na chance anterior de alcançar a vaga olímpica, os irmãos Ribeiro foram esquecidos pela Seleção.

Eles haviam garantido resultados suficientes para defender o Brasil, juntos no K2 1.000m, no Campeonato Mundial disputado na Hungria, em agosto. Porém, na última hora, os critérios de classificação para a equipe masculina foram alterados, e os dois ficaram fora. Agora, a empolgação é grande para recuperar a chance perdida.

? O objetivo ainda é obtermos a vaga olímpica. E a motivação está ainda maior por correr em família. Estamos focados até o último dia ? afirma Gilvan.

? A gente quer antecipar em quatro anos um sonho. Tínhamos a previsão para 2016 (disputar uma Olimpíada). Mas lembro que, em 2001, nosso primeiro técnico, o Evandro Dotto Dias, falou que em 2012 teríamos chance ? completa Givago, recordando a época do Canoagem na Escola.

Planos ? Para 2012, além da Olimpíada, os irmãos Ribeiro querem voltar em definitivo para Santa Maria. Como os dois canoístas vinham sendo patrocinados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), que está em tratativas para renovar o patrocínio que foi encerrado recentemente, eles continuarão morando em Caxias do Sul até dezembro.

Desde a última segunda-feira, eles estão vinculados à Associação Cachoeira Canoagem e Ecologia, de Cachoeira do Sul, e não mais à Associação Caxiense de Esportes Náuticos. Mesmo assim, a intenção é estarem sediados aqui no ano que vem para treinar na barragem do DNOS, que eles tanto conhecem, viajando à Seleção apenas quando forem convocados para alguma competição.

MAIS
Sede
A seleção masculina de canoagem ainda não tem local para sua sede em 2012. A tendência é que a equipe, que atualmente treina em Piraju-SP, passe a trabalhar na capital São Paulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário