domingo, 2 de outubro de 2011

Projetando o futuro

O retorno dos irmãos Gilvan e Givago Ribeiro a Santa Maria, programado para 2012, tem como meta bem mais do que treinos perto de casa e a continuidade dos estudos por aqui. De olho no futuro da canoagem local, os atletas pretendem ajudar na formação de novos talentos por meio da Associação Santamariense de Esportes Náuticos (Asena), criada em dezembro do ano passado, por eles mesmos, numa iniciativa para incentivar a prática esportiva.

Os primeiros resultados podem aparecer em breve. A aposta é no canoísta Alexandre Stanque, 22 anos, que conta com o apoio da Asena. Com a orientação dos irmãos Ribeiro, Stanque voltou a remar há poucos meses na barragem do DNOS.

Foi nesse mesmo local que Alexandre começou, entre 2007 e 2008, por meio do projeto social Canoagem na Escola, mas teve de abandonar por questões profissionais. Agora, o santa-mariense concilia o tempo entre a carreira militar e os treinos na barragem. Quando os Ribeiro estão na cidade, sempre acompanham o atleta.

? Fiquei quase três anos parado, mas voltei há pouco por incentivo dos irmãos. Quando eles vêm para cá, a gente rema junto, é muito legal. Eu tento pegar o ritmo deles, né? ? conta Alexandre.

O treinamento de Alexandre visa ao Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, que ocorrerá em dezembro, em Primavera do Leste-MT. Além dele, os irmãos Ribeiro pretendem que outros talentos locais tenham oportunidade a partir do ano que vem. A iniciativa promete revitalizar a canoagem santa-mariense.


Nenhum comentário:

Postar um comentário