domingo, 2 de outubro de 2011

Programa de alfabetização realiza encontro na Capital

Cerca de 300 multiplicadores - professores alfabetizadores e representantes das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) - participam de segunda a sexta-feira (3 a 7) do 1º Encontro de Formação do Programa de Progressão Continuada na Alfabetização e Letramento dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Composta por sete módulos de 40 horas cada, num total de 280 horas, a formação é realizada pelo Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Além dos módulos de formação, também estão previstos apresentação de relatos de Boas Práticas referentes aos temas dos módulos e planejamento da multiplicação da formação pelas regiões de abrangência das CREs. A formação será realizada no Porto Alegre City Hotel (Rua José Montaury, 20 – Centro), na Capital, com abertura às 8h30 de segunda. O secretário de Estado da Educação, Prof. Jose Clovis de Azevedo, acompanha o início dos trabalhos. Os multiplicadores deverão replicar a formação nas regiões do Estado entre outubro e dezembro, mês em que será realizada, na Capital, a Conferência Estadual sobre o Programa de Progressão Continuada. A data ainda será definida.

O tema da progressão continuada nos anos iniciais já vem sendo discutido na rede estadual desde o primeiro semestre, quando foram realizados nove seminários Regionais sobre o tema. A formação é a segunda etapa no processo de implantação da progressão nos anos iniciais na rede estadual. A adoção é uma orientação de diretrizes e normas dos conselhos federal e estadual de Educação.

O objetivo é discutir as propostas de implantação da progressão continuada na Alfabetização e Letramento dos alunos do 1º ao 3º ano. A proposta do Programa parte da concepção de que todo aluno tem condições de aprender e visa superar a aprovação/reprovação, por meio de um currículo interdisciplinar e de um modo de aprendizagem que leve em conta uma maior mobilidade das crianças em sala de aula, explorando linguagens artísticas, materiais que ofereçam oportunidades de raciocínio, por meio do manuseio e exploração de suas características e propriedades.


Os módulos do curso de formação abordarão os seguintes temas:
Módulo 1 – Concepções de alfabetização e letramento
Módulo 2 – Conhecimento e conteúdo escolar
Módulo 3 – Trabalhando as Linguagens nos anos iniciais
Módulo 4 – Trabalhando a Matemática nos anos iniciais
Módulo 5 – Trabalhando as Ciências da Natureza nos anos iniciais
Módulo 6 – Trabalhando as Ciências Humanas nos anos iniciais
Módulo 7 – Avaliação da Aprendizagem: descritores, acompanhamento e registros na dinâmica de progressão continuada  

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