Coração Regenerado
Pesquisadores do Instituto do Coração Cedars-Sinai descobriram que células tronco podem recuperar as estruturadas danificadas no músculo cardíaco de pessoas que sofreram infarto.
No infarto, a região do músculo cardíaco afetada para de receber oxigenação, e consequentemente morre. O organismo, então, produz células de fibrose no local afetado, e para voltar a funcionar normalmente ele precisa aumentar de tamanho para suprir a demanda da área atingida.
Nesse estudo, os pesquisadores escolheram 25 pessoas que tiveram lesões cardíacas que danificaram a musculatura. Desses, 17 receberam como tratamento a infusão de células-tronco retiradas do próprio organismo. Essas estruturas saudáveis foram inseridas nas artérias coronárias durante um cateterismo. E os outros 8 pacientes foram tratados com medicação, exercícios e dieta, um grupo controle. Após um ano, as pessoas que receberam o tratamento genético tiveram 50% de redução nas cicatrizes da musculatura cardíaca, logo, células saudáveis voltaram a crescer no coração desses indivíduos. No grupo controle, as pessoas não tiveram redução no tecido danificado.
A descoberta pode levar ao desenvolvimento de terapias regenerativas para o coração, que realmente possam reverter o dano causado pelo infarto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário