FOTO: complexo onde Bin Laden foi executado é demolido no Paquistão
Mansão de três andares foi abaixo em pouco mais de 72 horas no povoado de Abbottabad
Crianças brincam enquanto equipes de trabalho destroem complexo de Bin Laden Foto: AAMIR QURESHI / AFP
Autoridades paquistanesas encerraram a destruição do complexo residencial onde viveu durante anos o ex-líder da al-Qaeda, Osama bin Laden, antes de ser morto por tropas americanas em maio de 2011 em Abbottabad, no Paquistão.
Os trabalhadores iniciaram o processo de demolição da mansão de três andares na noite de sábado e encerraram o serviço antes do amanhecer desta segunda-feira. Um fotógrafo da Associated Press disse que apenas algumas cercas do complexo residencial seguem de pé.
Forças armadas dos Estados Unidos invadiram o local no dia 2 de maio do ano passado e executaram Bin Laden, cujo corpo teria sido jogado no mar. O motivo pelo qual as autoridades decidiram derrubar a moradia ainda são vagos, e o ponto recebeu uma indesejada notoriedade ao povoado, além de receber diversos turistas.
Entenda como ocorreu a morte e os desdobramentos:
O presidente americano Barack Obama anunciou, na noite de domingo (madrugada de segunda-feira, no horário de Brasília), ao vivo em cadeia nacional a morte de Osama bin Laden. O fato ocorreu após operação de forças militares americanas no Paquistão, em uma mansão da cidade de Abbottabad, ao norte de Islamabad, a capital do país.
Em discurso oficial, Obama disse que "foi feita justiça" no ato americano, o qual era prioridade número 1 do país. Já o ex-presidente George W. Bush comemorou a "vitória" dos Estados Unidos. Após a disseminação da informação, milhares de cidadãos de Nova York e Washington foram ao Marco Zero de 11 de Setembro e à Casa Branca, respectivamente, para demonstrar apoio à medida tomada pelo governo.
O departamento de Defesa dos EUA divulgou nota alertando aos americanos que estão no exterior para o potencial aumento da violência contra o país. Já a Otan confirmou que irá continuar com a missão de paz no Afeganistão mesmo com a morte do principal líder da Al-Qaeda.
Segundo a imprensa americana, o corpo do terrorista teria sido jogado ao mar. Apesar de, inicialmente, um oficial do governo ter divulgado que o sepultamento seguiria rituais islâmicos, o que envolveria lavar e enrolar o corpo em um pano branco antes de enterrá-lo. O filho de Bin Laden também acabou morto durante os ataques.
Visualizar Região onde Osama bin Laden morreu, em Abbottabad, no Paquistão em um mapa maior
Nenhum comentário:
Postar um comentário