 |
Nos EUA, Santorum avança entre pré-candidatos republicanos
Crédito: Stephen Brashear / Getty Images / AFP / CP |
O pré-candidato republicano à presidência Rick Santorum ganhava espaço nesta terça-feira ao liderar as pesquisas nacionais e em Michigan, terra natal do rival Mitt Romney, antes das primárias do dia 28 de fevereiro neste estado dos Estados Unidos.
Uma pesquisa nacional publicada hoje e elaborada pela cadeia CBS e o jornal The New York Times deu a Santorum 30% das intenções de voto nas primárias, enquanto Romney obteve 27%, o congressista do Texas (sul), Ron Paul, 12%, e o ex-presidente da Câmara de Representantes Newt Gingrich, 10%.
Dessa forma, Santorum está na frente de Romney, que já foi o favorito durante várias semanas, ofuscando o cenário para o ex-governador de Massachusetts (nordeste), derrotado em três estados na semana passada por Santorum, ex-senador da Pensilvânia (noroeste).
Além disso, pesquisas em Michigan dão a Santorum 39% das adesões nas primárias, contra 24% para Romney, 12% para Paul e 11% para Gingrich, segundo dados publicados na segunda-feira pelo Public Policy Polling.
Contudo, os partidários de Romney começavam a dispor de sua grande artilharia: grandes gastos em anúncios por rádio e televisão, que os levou à vitória nos estados-chave como Flórida (sudeste) e Iowa (centro-norte).
Michigan, onde nasceu e cresceu Romney, parece se tornar um estado decisivo para o pré-candidato, que não conseguiu convencer os republicanos de que é o homem indicado para disputar a Casa Branca com o presidente democrata Barack Obama, em novembro. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário