Equilibrado, Rodrigo Santoro se
transforma para viver o louco 'Heleno'
'Acho que ele ainda vai colher muitos frutos com o filme', diz diretor.
Ator perdeu 12 quilos para interpretar o polêmico craque dos anos 1940.
Santoro participou de entrevista coletiva nesta
segunda (12), no RJ
Conhecido por ser equilibrado e tranquilo, Rodrigo Santoro passou por uma dupla transformação para viver o craque temperamental e polêmico dos anos 1940 Heleno de Freitas (1920-1959), na cinebiografia "Heleno", de José Henrique Fonseca, que estreia no próximo dia 30 nos cinemas. Além dos 12 quilos que perdeu para interpretar o trágico fim de vida do personagem, internado em um hospício devido a uma sífilis mal tratada, o ator mostrou mais uma vez o talento que o levou a ser o principal nome brasileiro em Hollywood ao fazer dos temperamentos opostos uma arma para uma composição mais real da história.segunda (12), no RJ
"Rodrigo é uma pessoa muito equilibrada, é completamente diferente do Heleno. Esse contraste acabou dando uma humanidade muito bacana. Acho que ele ainda vai colher muitos frutos com esse filme", elogiou o diretor e roteirista José Henrique Fonseca, em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira (12), no Rio de Janeiro, em que também estiveram presentes o ator principal e Alinne Moraes, que dá vida à mulher do ex-jogador, Silvia.
Não à toa, a primeira ligação de Fonseca quando topou levar adiante a ideia do produtor Rodrigo Teixeira de fazer o longa, há cinco anos, foi para Santoro. "Só vou fazer o filme se você for o Heleno", disse, na época. "Além de ser um ator maravilhoso, ele ainda tem uma semelhança física", acrescentou o diretor.
José Henrique Fonseca, Alinne Moraes e Rodrigo Santoro posam no hotel em Copacabana onde conversaram com jornalistas
A entrega do ator impressionou também Alinne, que chegou a se assustar ao vê-lo tão magro nos últimos dias de filmagens. "Ficamos uns 40 dias sem nos encontrar, quando paramos para ele emagrecer. Quando voltamos, levei um susto. Não conseguia ver o Rodrigo. Na minha cabeça, estava diante de uma pessoa doente. Esse amor pela arte arrepia", comentou a atriz, que gravou logo depois de viver a tetraplégica Luciana, na novela "Viver a vida" (2010), de Manoel Carlos.Rodrigo Santoro foi eleito o melhor ator no Festival de Havana por sua atuação em 'Heleno'
"Foram cinco anos de preparação, desde o primeiro dia que conversei com o Zé (Henrique Fonseca). Primeiro um trabalho de pesquisa, depois trabalho com o Sérgio Penna (preparador de elenco). Também fiz aulas de fundamento de futebol com o Cláudio Adão durante dois meses, achei que era importante conhecer o processo de treino", explicou Santoro, que ganhou o Coral de melhor ator por sua atuação no 33º Festival de Cinema de Havana, em dezembro do ano passado.Dois meses antes, "Heleno" teve sua première mundial no Festival de Toronto. Em fevereiro de 2012, o longa foi exibido no Festival Internacional de Cartagena e, recentemente, teve sessão de gala no Festival de Miami. Angie Cepeda, Erom Cordeiro, Othon Bastos e Herson Caprix também estão no elenco.
Biografia relançada
O livro que serviu de base para o desenvolvimento do filme, "Nunca houve um homem como Heleno" (ed. Zahar), de Marcos Eduardo Neves, será relançado na terça-feira da semana que vem (dia 20), na Livraria da Travessa, em Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário