terça-feira, 19 de junho de 2012

Entrega da Área Azul para empresa deve ficar para 2013

Atualmente, 80 funcionários da EPTC atuam nos estacionamentos rotativos


Entrega da Área Azul para empresa deve ficar para 2013 André Mags/Agencia RBS
Com nova licitação, parquímetros ganharão tecnologia mais avançada          
A contratação da empresa que irá administrar a Área Azul em Porto Alegre, antes prevista para os primeiros meses deste ano, deve ficar para 2013. O indício é o contrato de uma empresa para fazer o recolhimento das moedas dos parquímetros da Capital por 180 dias, serviço previsto para durar enquanto não sai o edital.
A empresa contratada para recolher os valores dos parquímetros, a STV Segurança e Transporte de Valores Ltda., deverá atuar, portanto, durante os próximos seis meses, conforme publicado no Diário Oficial do município na semana passada. Assim que houver uma vencedora da licitação que está sendo elaborada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), será definida outra companhia de segurança para fazer o transporte das moedas.
A gestão dos estacionamentos rotativos está com a EPTC desde 2 de março de 2011, após o fim do contrato com a Estapar, empresa responsável pelo serviço, à época. Desde então, o principal problema tem se refletido na sobrecarga de alguns setores da EPTC, já que são necessários 80 funcionários do setor administrativo para manter o controle sobre os pontos de Área Azul. Em esquema de revezamento, eles deixam de trabalhar em suas funções principais para atender os motoristas nos estacionamentos.
— Por causa dessa necessidade de deslocar pessoas, hoje não autorizo a contratação de novos funcionários — disse o diretor-presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari.
Diretor do sindicato que abriga os cargos administrativos da EPTC (o Semapi), Carlos Alberto Nunes dos Santos informou que há cerca de 500 funcionários administrativos na EPTC. Ele lamenta as condições de trabalho dos profissionais nas ruas. Além de fazerem falta em suas repartições, não contam com infraestrutura, afirmou:
— Eles não têm banheiro, não têm vestiário, têm de ir no comércio mais próximo. Isso cria uma relação estranha, de dependência.
Principal mudança será nos parquímetros
Com a nova licitação, a EPTC espera renovar os parquímetros, cuja tecnologia já está superada. Um dos requisitos para os novos aparelhos é que aceitem formas de pagamento além do simples depósito de moedas.
O número de parquímetros — hoje são mais de 200 — também vai aumentar. Eles serão colocados em vias que ainda receberão vagas de Área Azul, como as regiões das avenidas São Pedro e Assis Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário