domingo, 11 de setembro de 2011

Secretário Azevedo participa de encontro com o MEC

O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, participa, na segunda-feira (12), em Brasília, de Encontro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). O evento, organizado pelo Ministério da Educação (MEC), tem por objetivo preparar a implantação do programa, caso o Projeto de Lei 1209, que institui o PRONATEC, seja aprovado pelo Congresso Nacional. A reunião contará com a participação do ministro da Educação, dos secretários estaduais, dos institutos federais de educação profissional e tecnológica e dos serviços nacionais de aprendizagem.

O secretário Azevedo explica que será uma reunião de negociação entre as secretarias estaduais e o MEC. O Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED) buscará assegurar o repasse de recursos federais para as redes estaduais, através da Bolsa-Formação, assim como ocorrerá em relação ao Sistema S (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR, Serviço Nacional de Aprendizagem em Transportes - SENAT e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo – SESCOOP).

O PRONATEC pretende expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio (presencial e a distância) e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Os cursos técnicos serão oferecidos para estudantes de nível médio no turno inverso ao da escola e os cursos de qualificação profissional para trabalhadores que recebem o seguro desemprego e para beneficiários de programas federais de transferência de renda. O Programa envolve o MEC, as redes estaduais de ensino, os institutos federais de educação profissional e o Sistema S.

O diretor-geral adjunto da Seduc, Jose Thadeu Rodrigues e o diretor superintendente da SUEPRO – Superintendência da Educação Profissional, da Seduc acompanham a agenda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário