quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

FURTO

Mais de um veículo furtado por dia

Nos primeiros 15 dias deste mês, foram registrados 18 casos

Estacionar em algumas ruas de Santa Maria é inseguro. Isso é o que revela levantamento da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) sobre o furto de veículos na cidade. Nos primeiros 15 dias de fevereiro, 18 carros e motos foram levados, chegando a marca de mais de um veículo por dia. No ano passado, todo mês de fevereiro registrou um furto por dia. Em janeiro deste ano, 23 veículos foram furtados. No total, nos primeiros 48 dias de 2011 (até o último dia 15), foram 41 casos.

O ladrões têm preferência por atacar no centro da cidade, à noite e aos finais de semana. As ruas preferenciais são as que ficam perto de casas noturnas e bares. Os ladrões também selecionam bem os carros que vão furtar. De acordo com a polícia, a preferência é por veículos mais antigos, com 15 ou 20 anos de uso.

– Estes carros são mais fáceis de abrir e, por isso, são os mais furtados – explica a chefe do setor de furtos e roubos de veículos da Defrec, Vera Rejane Barbosa de Freitas.

Os campeões são Uno (43 só em 2010), Gol, Kadett e Monza. Entre as motos, é a Yamaha YBR.

Desde 2006, o furto de veículos vem crescendo em Santa Maria. A exceção é o ano passado, quando houve uma pequena redução (veja quadro). Em 2006, 257 donos de veículos perderam seus bens para os ladrões. Três anos depois, o número chegou a 362. Segundo o titular da Defrec, Vladimir Urach, a alta pode ser explicada pelo aumento do consumo de crack na cidade.

– O aumento dos furtos coincide justamente com a entrada do crack na cidade. Os ladrões roubam a bateria e o som e trocam na hora em bocas de fumo – conta o delegado.

Isto explica os furtos relâmpagos, nos quais o ladrão leva o veículo para tirar algumas partes e logo o abandona. Dos 23 veículos furtados em janeiro deste ano, todos foram recuperados pela Defrec horas ou dias depois de serem levados. Neste mês, 23 já foram encontrados pela delegacia, cinco a mais que o número de furtados. Esses outros cinco haviam sido furtados anteriormente.

Prevenção – Para coibir os furtos, a polícia tem intensificado o trabalho nas áreas, dias e horários de maiores índices do crime. Outra forma de combate ao delito é fiscalizar desmanches de carros e monitorar os ladrões já conhecidos da polícia. Mesmo assim, é bom se prevenir.

– É bom evitar estacionar em locais escuros e sem movimento. Se o carro é antigo, é bom colocar um alarme ou sistema antifurto – orienta o delegado.



TRÂNSITO

Motociclista e carona ficam feridos em acidente

Um acidente na esquina das ruas Silva Jardim e Visconde de Pelotas deixou dois feridos, às 23h de terça-feira. A moto estaria andando na contramão pela Visconde e teria cortado a frente de um Celta, que andava na Silva. A dupla da moto foi atendida no Hospital de Caridade.



SEGURANÇA

Recapturado um foragido do Regional

Fuga aconteceu no último dia 8

A ação conjunta entre a comunidade e a polícia resultou na prisão de Jeferson Alves de Campos, 27 anos, na manhã de ontem, na região centro-oeste da cidade. Ele é um dos oito homens que fugiram do Presídio Regional de Santa Maria no último dia 8.

Tudo começou com uma denúncia anônima. A Brigada Militar (BM) recebeu um telefonema informando que o foragido estaria em uma casa na Rua Verde, no bairro Noal. Por volta das 11h45min, uma viatura do Setor de Inteligência da BM e duas do policiamento ostensivo foram até o local. Na residência, os policiais encontraram Campos e mais dois homens, que foram presos em flagrante por tráfico. Todos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e encaminhados ao Presídio Regional. Na residência, foram apreendidas oito pedras pequenas de crack e cerca de R$ 5,50. O local é conhecido como ponto de tráfico, por isso a BM acredita que Campos tenha ido até lá para comprar ou consumir drogas.

Até o fechamento desta edição, os outros sete detentos que fugiram do Presídio Regional permaneciam foragidos. Para o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), tenente-coronel João Ricardo Vargas, a participação da comunidade é fundamental para que novas prisões ocorram (veja no quadro acima como denunciar).

– Quando recebemos uma informação, checamos e confrontamos com as que já temos. A partir daí partimos para a ação. Assim como tivemos sucesso nessa prisão, pedimos que as pessoas continuem ligando para conseguirmos pegar os sete que faltam – diz o comandante.

No mesmo dia da fuga do presídio, 30 presos da galeria C foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, no distrito de Santo Antão. Outros 30 já haviam sido levados para a nova casa prisional. Conforme o delegado penitenciário regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Rogério de Oliveira Mangini, não há data prevista para novas transferências.



DROGAS

200 quilos de maconha

A Brigada Militar achou 202 quilos de maconha escondidos no assoalho de uma casa abandonada em Araricá, no Vale do Sinos. Quatro pessoas, sendo dois adolescentes, foram detidas. Num carro estavam mais oito quilos da droga.



PLANTÃO

- O gerente de uma empresa de telemoto, que fica na Rua 24 de Fevereiro, no bairro Nonoai, registrou ocorrência informando que teve sua motocicleta furtada. Segundo ele, um homem teria ido à empresa ao meio-dia de segunda-feira, dizendo que queria comprar a moto. O homem teria pedido para dar uma volta com o veículo para testá-lo, mas, até as 17h de terça-feira, data do registro da ocorrência, não havia retornado com a moto.

- A polícia colheu ontem uma amostra de sangue de um dos suspeitos do assassinato de Olinda da Silva Lencina, 45 anos. O corpo dela foi encontrado no sábado, em um mato no bairro Nova Santa Marta. Será feito um exame de DNA. O resultado será comparado aos vestígios encontrados na vítima.

- Um homem de 30 anos foi preso em flagrante, por volta das 15h de ontem, no centro de Júlio de Castilhos, tentando vender um som automotivo furtado. O equipamento foi pego de um carro na noite anterior. Ele disse à polícia que havia comprado o som e estava tentando revendê-lo. O dono do carro teria visto o suspeito oferecendo o aparelho, reconheceu o equipamento e chamou a Brigada Militar.

- Três homens armados e encapuzados fizeram uma família de cinco pessoas refém na noite de terça-feira, no interior de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Conforme a Polícia Civil, por volta das 22h, os criminosos invadiram a residência na localidade de Grão Pará. Os assaltantes fugiram com cerca de R$ 2 mil, duas motosserras e o automóvel da família, um Gol.



SEGURANÇA

Nomeação em março

Os 500 agentes penitenciários chamados no final de 2010 pela Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) já concluíram o curso de formação e, segundo o órgão, devem ser nomeados na primeira quinzena de março. A distribuição deles ainda não foi definida. A expectativa é que cerca de 100 sejam destinados à nova Penitenciária Estadual de Santa Maria. Na terça-feira, a Susepe chamou os últimos 309 aprovados no concurso.



VIOLÊNCIA

Apenados levam tiro

Dois apenados do regime semiaberto foram alvos de tiros na saída do Albergue Estadual de Santa Maria, às 6h de ontem. José Fabiano da Silva Moraes, 31 anos, e Rodrigo Ribas Burmann, 28, levaram um tiro na perna cada um. Ambos foram encaminhados ao Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), onde receberam atendimento. Um suspeito foi pego, levado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e liberado.


Ex-árbitro Oscar Roberto Godói é baleado em tentativa de assalto em São Paulo

Estado de saúde é grave, conforme informações da Polícia Militar


O ex-árbitro Oscar Roberto Godói foi baleado esta noite em São Paulo em uma tentativa de assalto. Ele foi atacado às 21h45, ao estacionar o carro em frente ao número 531 da Rua Diana, no bairro da Pompeia. Socorrido pelos Bombeiros, Godói foi levado ao Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas.
Uma testemunha disse a policiais militares do 23º Batalhão que Oscar Roberto chegou a lutar com o bandido, que atirou pelo menos três vezes, atingindo, em duas delas, o peito e o pescoço do ex-árbitro.

Investigadores do 23º Distrito Policial, de Perdizes, onde o caso será registrado, disseram que câmeras de um prédio vizinho teriam gravado as imagens da tentativa de assalto.

Conforme as informações passadas pela Polícia Militar paulista para o GloboEsporte.com, o estado do ex-árbitro é grave. Ele passará por cirurgia durante a madrugada.



Ex-árbitro (direita) foi atingido por quatro tiros - Luciano Moraes
Ex-árbitro (direita) foi atingido por quatro tiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário