FURTO
Mais de um veículo furtado por dia
Nos primeiros 15 dias deste mês, foram registrados 18 casos
O ladrões têm preferência por atacar no centro da cidade, à noite e aos finais de semana. As ruas preferenciais são as que ficam perto de casas noturnas e bares. Os ladrões também selecionam bem os carros que vão furtar. De acordo com a polícia, a preferência é por veículos mais antigos, com 15 ou 20 anos de uso.
– Estes carros são mais fáceis de abrir e, por isso, são os mais furtados – explica a chefe do setor de furtos e roubos de veículos da Defrec, Vera Rejane Barbosa de Freitas.
Os campeões são Uno (43 só em 2010), Gol, Kadett e Monza. Entre as motos, é a Yamaha YBR.
Desde 2006, o furto de veículos vem crescendo em Santa Maria. A exceção é o ano passado, quando houve uma pequena redução (veja quadro). Em 2006, 257 donos de veículos perderam seus bens para os ladrões. Três anos depois, o número chegou a 362. Segundo o titular da Defrec, Vladimir Urach, a alta pode ser explicada pelo aumento do consumo de crack na cidade.
– O aumento dos furtos coincide justamente com a entrada do crack na cidade. Os ladrões roubam a bateria e o som e trocam na hora em bocas de fumo – conta o delegado.
Isto explica os furtos relâmpagos, nos quais o ladrão leva o veículo para tirar algumas partes e logo o abandona. Dos 23 veículos furtados em janeiro deste ano, todos foram recuperados pela Defrec horas ou dias depois de serem levados. Neste mês, 23 já foram encontrados pela delegacia, cinco a mais que o número de furtados. Esses outros cinco haviam sido furtados anteriormente.
Prevenção – Para coibir os furtos, a polícia tem intensificado o trabalho nas áreas, dias e horários de maiores índices do crime. Outra forma de combate ao delito é fiscalizar desmanches de carros e monitorar os ladrões já conhecidos da polícia. Mesmo assim, é bom se prevenir.
– É bom evitar estacionar em locais escuros e sem movimento. Se o carro é antigo, é bom colocar um alarme ou sistema antifurto – orienta o delegado.
TRÂNSITO
Motociclista e carona ficam feridos em acidente
SEGURANÇA
Recapturado um foragido do Regional
Fuga aconteceu no último dia 8
Tudo começou com uma denúncia anônima. A Brigada Militar (BM) recebeu um telefonema informando que o foragido estaria em uma casa na Rua Verde, no bairro Noal. Por volta das 11h45min, uma viatura do Setor de Inteligência da BM e duas do policiamento ostensivo foram até o local. Na residência, os policiais encontraram Campos e mais dois homens, que foram presos em flagrante por tráfico. Todos foram apresentados na Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA) e encaminhados ao Presídio Regional. Na residência, foram apreendidas oito pedras pequenas de crack e cerca de R$ 5,50. O local é conhecido como ponto de tráfico, por isso a BM acredita que Campos tenha ido até lá para comprar ou consumir drogas.
Até o fechamento desta edição, os outros sete detentos que fugiram do Presídio Regional permaneciam foragidos. Para o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE), tenente-coronel João Ricardo Vargas, a participação da comunidade é fundamental para que novas prisões ocorram (veja no quadro acima como denunciar).
– Quando recebemos uma informação, checamos e confrontamos com as que já temos. A partir daí partimos para a ação. Assim como tivemos sucesso nessa prisão, pedimos que as pessoas continuem ligando para conseguirmos pegar os sete que faltam – diz o comandante.
No mesmo dia da fuga do presídio, 30 presos da galeria C foram transferidos para a Penitenciária Estadual de Santa Maria, no distrito de Santo Antão. Outros 30 já haviam sido levados para a nova casa prisional. Conforme o delegado penitenciário regional da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), Rogério de Oliveira Mangini, não há data prevista para novas transferências.
DROGAS
200 quilos de maconha
PLANTÃO
- A polícia colheu ontem uma amostra de sangue de um dos suspeitos do assassinato de Olinda da Silva Lencina, 45 anos. O corpo dela foi encontrado no sábado, em um mato no bairro Nova Santa Marta. Será feito um exame de DNA. O resultado será comparado aos vestígios encontrados na vítima.
- Um homem de 30 anos foi preso em flagrante, por volta das 15h de ontem, no centro de Júlio de Castilhos, tentando vender um som automotivo furtado. O equipamento foi pego de um carro na noite anterior. Ele disse à polícia que havia comprado o som e estava tentando revendê-lo. O dono do carro teria visto o suspeito oferecendo o aparelho, reconheceu o equipamento e chamou a Brigada Militar.
- Três homens armados e encapuzados fizeram uma família de cinco pessoas refém na noite de terça-feira, no interior de Venâncio Aires, no Vale do Rio Pardo. Conforme a Polícia Civil, por volta das 22h, os criminosos invadiram a residência na localidade de Grão Pará. Os assaltantes fugiram com cerca de R$ 2 mil, duas motosserras e o automóvel da família, um Gol.
SEGURANÇA
Nomeação em março
VIOLÊNCIA
Apenados levam tiro
Ex-árbitro Oscar Roberto Godói é baleado em tentativa de assalto em São Paulo
Estado de saúde é grave, conforme informações da Polícia Militar
O ex-árbitro Oscar Roberto Godói foi baleado esta noite em São Paulo em uma tentativa de assalto. Ele foi atacado às 21h45, ao estacionar o carro em frente ao número 531 da Rua Diana, no bairro da Pompeia. Socorrido pelos Bombeiros, Godói foi levado ao Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas.
Uma testemunha disse a policiais militares do 23º Batalhão que Oscar Roberto chegou a lutar com o bandido, que atirou pelo menos três vezes, atingindo, em duas delas, o peito e o pescoço do ex-árbitro.
Investigadores do 23º Distrito Policial, de Perdizes, onde o caso será registrado, disseram que câmeras de um prédio vizinho teriam gravado as imagens da tentativa de assalto.
Conforme as informações passadas pela Polícia Militar paulista para o GloboEsporte.com, o estado do ex-árbitro é grave. Ele passará por cirurgia durante a madrugada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário