sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Estado terá predomínio de sol no fim de semana

Ar seco provoca noites frias, mas com calor à tarde

Litoral terá mais dois dias de sol<br /><b>Crédito: </b> Tarsila Pereira
Litoral terá mais dois dias de sol 
Crédito: Tarsila Pereira
 O sol predomina no Rio Grande do Sul neste fim de semana, com muito calor à tarde e clima ameno à noite. Haverá, assim, elevada amplitude térmica, ou seja, grande diferença de temperatura da noite para o dia. As condições serão próximas daquelas que se costuma observar no outono. 

No domingo, a rotina deve se repetir, mas com temperaturas ainda mais elevadas durante o dia. Pode haver nevoeiro isolado ao amanhecer, com sol no restante do dia. O vento sopra moderado junto à costa, mas com ocasionais rajadas, sobretudo no Litoral Sul, devido à intensificação de ciclone no litoral uruguaio. 

No Litoral Norte, a chance de chuva é bastante isolada. A tendência é de sol o fim de semana inteira. 

Repare como as mínimas serão baixas neste sábado:

Uruguaiana 15ºC / 30ºC
Santiago 15ºC / 29ºC
Alegrete 15ºC / 15ºC
Santa Maria 14ºC / 29ºC
Bagé 12ºC / 28ºC
Rio Grande 16ºC / 26ºC
Livramento 13ºC / 27ºC
Pelotas 16ºC / 27ºC
Porto Alegre 16ºC / 31ºC
Caxias do Sul 13ºC / 24ºC
Santa Cruz do Sul 16ºC / 31ºC
Passo Fundo 13ºC / 26ºC
Erechim 13ºC / 26ºC
Vacaria 12ºC / 25ºC
São José dos Ausentes 11ºC / 22ºC
Torres 19ºC / 27ºC
Capão da Canoa 19ºC / 26ºC
Cruz Alta 12ºC / 29ºC
Santa Rosa 12ºC / 31ºC
Chuí 14ºC / 26ºC

Temperatura cai no ConeSul

A temperatura mínima nesta sexta chegou a 6,6ºC em Tandil, na província de Buenos Aires, e a 11,5ºC em Montevidéu, no Uruguai. Marcas baixas para fevereiro, que resultam de uma massa de ar frio que começou a atuar no Centro da América do Sul, impulsionada por um ciclone extratropical no litoral do Uruguai.

Neste fim de semana, o Rio Grande do Sul terá noites frias com mínimas atípicas para fevereiro. A madrugada do domingo, especialmente, deve ter marcas mais baixas, com registros abaixo de 15ºC na maior parte do Estado e inferiores a 10ºC na Serra, Aparados, pontos do Planalto e do Noroeste. 

Em 1924, quando o Rio Grande do Sul também passava por estiagem, uma massa de ar frio e seco muito mais forte que esta de agora trouxe marcas incrivelmente baixas durante o mês de fevereiro, com mínimas que chegaram a 4ºC e 5ºC em diversas cidades gaúchas. A julgar pelas mínimas, até geada pode ter ocorrido em pontos do interior de menor altitude naquele fevereiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário