Estrada que iria interligar quatro municípios do Vale do Sinos segue inacabada depois de duas décadas
Avenida foi projetada em 1989 como ligação alternativa entre Sapiranga e São Leopoldo, passando por Campo Bom e Novo Hamburgo
Em 1989, uma estrada foi projetada como ligação alternativa entre Sapiranga e São Leopoldo, passando por Campo Bom e Novo Hamburgo.
Iniciada no ano seguinte, mais de duas décadas foram insuficientes para que o Estado completasse o trajeto de cerca de 11 quilômetros da Avenida dos Municípios. O resultado é uma via inacabada, com andamento arrastado por reviravoltas da burocracia.
O projeto foi dividido em três trechos, sendo que o primeiro deles, de cinco quilômetros, em Campo Bom, já estava pronto. O segundo, no limite de Campo Bom com Novo Hamburgo, foi concluído em 1994.
A última parte do projeto, de 2,5 quilômetros, em Novo Hamburgo, se arrasta desde 1990. Neste período, três empresas foram contratadas para executar o serviço. A primeira delas faliu, a segunda solicitou ampliações nos prazos de entrega e não terminou a obra. A terceira e última finalizou o trecho.
Atualmente uma ponte sobre o Arroio Pampa, em Novo Hamburgo, separa a obra de sua conclusão. Toda a pavimentação foi terminada, incluindo um trevo de acesso na Avenida Integração, em dezembro passado.
No entanto, não há mais nenhuma máquina no local. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o projeto da ponte teve de ser modificado e licitado novamente. Dois editais foram publicados, mas não apareceram empresas interessadas.
— Como a lei das licitações não permite que se faça uma terceira licitação, o Daer convidou três empresas, com o valor orçado pelo órgão sem nenhum acréscimo, e escolheu uma delas para executar a obra — afirma a autarquia, que se manifestou sobre o assunto apenas por meio de sua assessoria de imprensa.
O formato da licitação gerou novo atraso nas obras. Ao encaminhar a contratação da empreiteira escolhida à Procuradoria-geral do Estado (PGE), foi solicitado ao Daer que mais empresas fossem convidadas.
Após a seleção de outras concorrentes, o processo volta à PGE para aprovação e só então será possível licitar a construção da ponte. Não há prazo definido para o reinício das obras.
Já foram investidos na avenida inacabada R$ 12,1 milhões em recursos provenientes da praça de pedágio de Campo Bom. Para a construção da ponte, o investimento é calculado em R$ 1,2 milhão.
Iniciada no ano seguinte, mais de duas décadas foram insuficientes para que o Estado completasse o trajeto de cerca de 11 quilômetros da Avenida dos Municípios. O resultado é uma via inacabada, com andamento arrastado por reviravoltas da burocracia.
O projeto foi dividido em três trechos, sendo que o primeiro deles, de cinco quilômetros, em Campo Bom, já estava pronto. O segundo, no limite de Campo Bom com Novo Hamburgo, foi concluído em 1994.
A última parte do projeto, de 2,5 quilômetros, em Novo Hamburgo, se arrasta desde 1990. Neste período, três empresas foram contratadas para executar o serviço. A primeira delas faliu, a segunda solicitou ampliações nos prazos de entrega e não terminou a obra. A terceira e última finalizou o trecho.
Atualmente uma ponte sobre o Arroio Pampa, em Novo Hamburgo, separa a obra de sua conclusão. Toda a pavimentação foi terminada, incluindo um trevo de acesso na Avenida Integração, em dezembro passado.
No entanto, não há mais nenhuma máquina no local. De acordo com o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), o projeto da ponte teve de ser modificado e licitado novamente. Dois editais foram publicados, mas não apareceram empresas interessadas.
— Como a lei das licitações não permite que se faça uma terceira licitação, o Daer convidou três empresas, com o valor orçado pelo órgão sem nenhum acréscimo, e escolheu uma delas para executar a obra — afirma a autarquia, que se manifestou sobre o assunto apenas por meio de sua assessoria de imprensa.
O formato da licitação gerou novo atraso nas obras. Ao encaminhar a contratação da empreiteira escolhida à Procuradoria-geral do Estado (PGE), foi solicitado ao Daer que mais empresas fossem convidadas.
Após a seleção de outras concorrentes, o processo volta à PGE para aprovação e só então será possível licitar a construção da ponte. Não há prazo definido para o reinício das obras.
Já foram investidos na avenida inacabada R$ 12,1 milhões em recursos provenientes da praça de pedágio de Campo Bom. Para a construção da ponte, o investimento é calculado em R$ 1,2 milhão.
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