sábado, 9 de junho de 2012

Quatro paradas obrigatórias no Noroeste gaúcho


O roteiro de história e belezas naturais encantam os visitantes nesta região do Estado

 

Quatro paradas obrigatórias no Noroeste gaúcho Inácio Matson Fuhr/divulgação
Salto do Yucumã, em Derrubadas

Em um passeio pelo Noroeste do Estado está a oportunidade de conhecer capítulos importantes da história da formação do Rio Grande do Sul. Na região das Missões, nos locais onde funcionaram as antigas reduções jesuítico-guarani, alguns destaques da contribuição dos indígenas e dos padres jesuítas para a origem do povo gaúcho. Além disso, a riqueza natural do Salto do Yucumã, um dos maiores saltos longitudinais do mundo, também é uma atração da região.
1. Salto do Yucumã
O Parque Estadual do Turvo fica em Derrubadas. São 17 mil hectares de Mata Atlântica. O local abriga um dos maiores saltos longitudinais do mundo, com 1,8 mil metros de extensão. O Salto do Yucumã é o único lugar do Estado que, pela riqueza da sua biodiversidade, permite a permanência da onça. Outras espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção também podem ser encontradas no parque.
2. Catedral Angelopolitana
Dedicada ao anjo da guarda, a Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo é semelhante ao templo construído na redução de São Miguel Arcanjo no século 18. Esta é a terceira igreja a ocupar o espaço no atual Centro Histórico do município. A primeira foi construída em 1706 na Redução de San Ángel Custódio.
A segunda foi uma pequena construção do século 19 para atender a comunidade. E, por fim, a atual estrutura, edificada a partir de 1929. A arquitetura da catedral é de estilo barroco missioneiro, um misto de barroco, renascentista e guarani. Na fachada, uma homenagem aos padroeiros dos Sete Povos das Missões.
3. Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões
É o mais visitado na terra dos Sete Povos. O local foi declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Entre as principais atrações, estão a igreja com suas paredes conservadas e o museu. No acervo, está o maior número de esculturas das Missões jesuítico-guarani. Além disso, o espetáculo Som e Luz, exibido todas as noites, relata situações da Guerra Guaranítica. No local, os índios Mbyá-Guarani comercializam artesanato feito na reserva indígena Tekoá Koenjú, da Aldeia Alvorecer, que fica no interior do município de São Miguel das Missões.
4. Sítio Arqueológico de São João Batista
Em Entre-Ijuís, está o Sítio Arqueológico de São João Batista. Junto ao portão de entrada, peças do período missioneiro como trincos e fechaduras de ferro. Segundo o historiador Sérgio Venturini, nesta redução, criada em 1697, foi fundido o ferro pela primeira vez na região meridional da América. No local, também um memorial em homenagem ao fundador da redução, padre Antônio Sepp. E ainda as paredes da antiga igreja da redução e uma grande quantidade de pedras sobre os alicerces do que foram o colégio e as casas dos índios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário