terça-feira, 16 de agosto de 2011

Professores são convidados a expor seus trabalhos

Entre os dias 29 e 31 de agosto, em Brasília, ocorrerá a primeira edição do seminário “Escrita sob foco: reflexão em várias vozes”, da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro - que em 2012 irá para a sua 3ª edição. Participarão do Seminário professores, técnicos de secretarias e pesquisadores acadêmicos. Todos os 400 participantes são convidados pela Equipe da Olimpíada.

O evento tem por objetivo promover, no âmbito da Olimpíada, uma reflexão tanto sobre práticas didáticas e de formação docente quanto sobre pesquisas a respeito. Assim como, estabelecer um diálogo entre orientações oficiais, de um lado, e, de outro, pesquisas, práticas de ensino e de formação docente de todo o País. Em três dias de encontros os convidados participarão de conferências de especialistas; relatos de práticas de sala de aula e de formação docente; apresentações de pesquisas sobre a Olimpíada ou sobre o programa Escrevendo o Futuro e grupos de trabalho.

Para esta primeira edição, cinco professores do Rio Grande do Sul foram convidados a participar. Representarão como Técnico Debatedor: Angelita Castagnara Sutili (Roca Sales), Ivone Foletto Vendrúsculo (Farroupilha), Juraci Benta Moehlecke (São Leopoldo) e Milene Araújo Vitorino (Santiago). E como Técnico Expositor: Lucien Beatriz Pellin D. Bastiani (Caxias do Sul). O Técnico Debatedor assistirá e participará de grupos de trabalho e demais atividades programadas nos três dias do evento. Já o Técnico Expositor, além das acima citadas, apresentará seu trabalho no Seminário.

Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para ampliação do conhecimento e aprimoramento do ensino da escrita. Uma das estratégias é a realização de um concurso de produção de textos que premia poemas, memórias literárias, crônicas e artigos de opinião elaborados por alunos de escolas públicas de todo o país.
Muito mais que um concurso de textos, a Olimpíada é uma oportunidade para o aperfeiçoamento de professores e uma ocasião especial para os alunos desenvolverem práticas de leitura e escrita.

Organização

A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação - MEC - e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec. Tem como parceiros na execução das ações: Todos pela Educação, Canal Futura, Conselho Nacional de Secretários de Educação - Consed - e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Undime.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário