Ajuda para ir mais longe
Programa oferece 250 vagas de curso pré-vestibular gratuito a alunos de baixa renda
No total, serão oferecidas 750 vagas ? 500 em Porto Alegre e 250 em Santa Maria.
A previsão é que, em 2012, o projeto seja ampliado para outras cidades. Podem participar do projeto alunos que tenham concluído ou que estejam cursando o 3º ano do Ensino Médio em escola pública. Também será oportunizado o acesso ao pré-vestibular para pessoas que não estejam fazendo faculdade ou que já tenham concluído curso superior.
Ainda faz parte dos requisitos a disponibilidade para frequentar as aulas de segunda a sexta-feira, sempre no turno da noite. Os critérios de seleção são o histórico escolar do Ensino Médio e a renda familiar. Quem tem as melhores notas e, comprovadamente, menos condições de pagar um curso particular, possui preferência para a vaga. Não é aplicada prova.
O valor da renda para ser aceito será definido a partir de uma média do que for informado pelos inscritos.
As aulas começam em outubro (veja abaixo), na Escola Estadual de Ensino Médio Cilon Rosa, e serão voltadas para ingresso de estudantes na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conforme o secretário de Justiça e dos Direitos Humanos, Fabiano Pereira, a intenção é oferecer um curso de alta qualidade aos estudantes de baixa renda. Os professores do cursinho serão escolhidos por meio de um edital, que foi lançado há pouco mais de uma semana:
? Queremos que esses alunos tenham iguais condições de acesso ao Ensino Superior, pois isso muda a realidade da universidade e do país.
No Rio Grande do Sul, o Universidade Já funcionará por meio de repasses do governo do Estado.
Santa Catarina ? O projeto será desenvolvido por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu), que, há oito anos, oferece o curso junto à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). No Estado, ele é o principal curso preparatório para vestibular, com 64% de aprovação. Este ano, são atendidos 5 mil alunos em 29 cidades.
| MAIS |
| Enem |
| Alunos de oito instituições de ensino da Região Central tiveram boas colocações na lista das melhores notas do Enem entre os colégios públicos e particulares. O Colégio Politécnico da UFSM ficou em 2ª lugar entre as 20 melhores instituições públicas do Estado |
Nenhum comentário:
Postar um comentário