quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Escola de Restinga Sêca iniciará Escola Aberta em outubro

A Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, de Restinga Sêca, será a primeira da região da 24ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) a iniciar as atividades de 2011 do Programa Escola Aberta Para a Cidadania. As oficinas começarão no final de semana de 8 e 9 de outubro. A diretora Liliane Abrão Silva e a monitora Elídia Correa Vargas participaram, nesta terça-feira (13), na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em Porto Alegre, da assinatura do convênio que formaliza a adesão da escola. A responsável pelo programa na 24ª CRE, Diovana Arrial, também esteve presente.     

Conforme a diretora Liliane, além dos projetos pedagógicos, serão oferecidas, gratuitamente, oficinas como culinária, banda marcial, hip-hop, invernada artística, pintura em tecido, macramê, meio ambiente, ponto-cruz, manicure, futsal e vôlei. “Já estamos divulgando na comunidade e todas as quintas-feiras, no mural da escola, poderá ser conferida a programação de oficinas para o final de semana”, informou a diretora. Não é necessário fazer inscrição prévia, basta comparecer à escola no final de semana em que a atividade desejada estiver acontecendo. 

Até 2010, o programa funcionava a partir de um convênio único para todo o estado, com a Associação de Círculos de Pais e Mestres (ACPM). A partir de 2011, são os CPMs das próprias escolas que assinam o convênio. A responsável na 24ª CRE explicou que as demais escolas da região que faziam parte do programa em 2010 ou solicitaram adesão ainda estão providenciando a documentação necessária para a assinatura do convênio, por isso ainda não podem começar as atividades do Escola Aberta. Diovana informou que o convênio com a Seduc é o que garante recursos para os CPMs custearem as oficinas, por um período de um ano. 

Ainda dependem da assinatura do convênio do Escola Aberta as escolas estaduais Borges de Medeiros, Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, Bairro Carvalho, Coronel Ciro Carvalho de Abreu, Zilah da Gama Mór (não fazia parte em 2010) e  Professora Marieta Ribeiro de Almeida, em Cachoeira do Sul, Luiz Germano Poetter e Dom Érico Ferrari, em Agudo, Presidente Afonso Pena, em Paraíso do Sul. 

O programa Escola Aberta para a Cidadania tem por objetivo contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de paz e de garantia dos direitos humanos para o exercício pleno da cidadania, sendo dirigido, em especial, para comunidades localizadas em áreas de vulnerabilidade social, tendo como característica garantir prioridade ao protagonismo juvenil, à integração com as famílias dos alunos e a comunidade e à redução dos índices de violência local. A iniciativa se caracteriza pela abertura das escolas conveniadas aos finais de semana, quando ocorrem as atividades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário