Expectativa no Colégio Estadual Piratini
Dois grupos de alunos do Colégio Estadual Piratini, em Porto Alegre, vivem nesta semana a expectativa da divulgação dos resultados de projetos dos quais já são vitoriosos. Os vencedores nacionais do Programa de Inovação Social da HP, Bianca Ehlers, Clarissa Pereira, Guilherme Ribeiro, Ana Caroline Garcia e Isadora Heimig, aguardam o resultado da fase internacional, que será divulgado no dia 22 deste mês. Já para os meninos, Felipe Francisco, Patrick de Quadros e Abner Saab, vencedores estaduais do o Projeto Mese da Junior Achievement, o resultado da etapa nacional saí na próxima quinta-feira (15).
Para os alunos do Programa de Inovação Social vencer a fase nacional, disputando com outras 27 escolas, sendo apenas quatro públicas, denota um sentimento de vitória, superação e orgulho. “Um dos grupos participantes chegou a comentar que não venceríamos porque éramos de escola pública. Quando fomos anunciados como vencedores nacionais, sentimos muito orgulho de poder representar tanto os alunos como os professores das escolas estaduais”, declarou uma das alunas participantes.
O projeto dos alunos, “ChipLife”, tem como público alvo os deficientes visuais e visa proporcionar mais segurança, mobilidade e inclusão social aos deficientes. O sistema proposto pelo grupo prevê uma pulseira eletrônica integrada em um sistema autoexpresso com os semáforos das ruas. Quando o cruzamento estiver liberado a pulseira emite um sinal para que a pessoa possa atravessar a rua com mais segurança. Além disso, o projeto desenvolvido pelo grupo propôs que as pulseiras fossem confeccionadas por comunidades carentes que receberiam formação voluntária dos funcionários da empresa.
Como premiação da fase nacional cada aluno vai receber um neetbook. A premiação para a fase internacional, que tem competidores de outros 12 países, prevê um tablet. “Estamos confiantes porque assistimos algumas apresentações e a nossa era a mais elaborada”, disse o estudante Guilherme Ribeiro.
Segundo a responsável pela área de inovação social da HP Brasil, Tarsila Arnone, a empresa busca estimular o desenvolvimento de conceitos inovadores do ponto de vista social. “Com essa parceria no projeto, a HP pretende ajudar os jovens a pensarem e desenvolverem suas habilidades tanto para o mercado de trabalho quanto para a vida. O programa busca incentivar os alunos a apensarem como inovadores sociais, criarem conceitos de negócios para trabalho em equipe, solução de problemas, comunicação, tomada de decisão, uso da tecnologia para obtenção de melhores resultados, promoção de idéias em ambiente competitivo em nível global”, informou.
Para os garotos do Projeto Mese da Junior Achievement, o desafio é administrar uma empresa através de um simulador virtual de mercado. O produto comercializado é a “Echopen”, uma caneta acoplada com um pendrive para armazenar todas as informações que forem escritas com a caneta. Se forem os vencedores nacionais poderão atuar como “Empresário Sombra” de um grande shopping da Capital.
Sobre a Junior Achievement
É uma associação educativa, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1919, com o objetivo de levar o empreendedorismo aos jovens, ainda na escola. Atualmente, o trabalho da Associação estende-se a mais de 120 países. No Brasil, a Junior Achievement atua nos 27 Estados, através da parceria com a iniciativa privada. Os projetos da Associação já beneficiaram mais de 2,3 milhões de crianças e jovens brasileiros.

Nenhum comentário:
Postar um comentário