sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

RS segue com predomínio de sol e terá a volta do "calorão" na semana que vem

Apesar do tempo seco, vento e mar agitado prometem atrapalhar o sábado e o domingo de quem pretende aproveitar a praia

Enviar para um amigo
RS segue com predomínio de sol e terá a volta do "calorão" na semana que vem Lauro Alves/
Tramandaí, no Litoral Norte, teve mínima de 21ºC no começo da manhã desta sexta-feiraFoto: Lauro Alves
O Rio Grande do Sul segue com predomínio de sol, tempo seco, e tendência de grande variação térmica ao longo do dia, com friozinho pela manhã e temperaturas amenas na parte da tarde. Essa condição não deve mudar nesta sexta-feira e no fim de semana.

Hoje a previsão não descarta a ocorrência de chuviscos no litoral e na Região Metropolitana, e amanhã essa possibilidade ainda segue no Litoral Norte.

Como está o tempo na sua cidade? Envie fotos

No domingo a massa de ar seco segue inibindo a formação de nuvens e garante um dia ensolarado e sem chuva em todas as regiões. No Interior faz calor com temperatura acima de 30ºC na maior parte do Estado. Em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, a máxima pode chegar a 35ºC. Apesar disso o fim de semana não deve ser aquele "dos sonhos" para quem pretende ir à praia.

— O problema não é o tempo, que vai ter sol. É o vento, porque vai ter Nordestão, e o mar agitado. Certamente vai ter gente reclamando disso, e da temperatura, que não vai ser tão elevada — antecipa o meteorologista da Somar, Celso Oliveira.

As máximas no Litoral devem ficar em torno de 25ºC hoje e amanhã, e podem chegar a 28ºC no domingo em algumas praias.

A condição para os veranistas melhora ao longo da semana que vem, quando o Estado deve ter uma nova onda de calor. A partir de segunda-feira volta o padrão de temperaturas elevadas e pancadas de chuva nos fins de tarde no Interior. Especialmente na quarta-feira, os termômetros devem se aproximar de 40ºC.


Previsão de chuva

O tempo volta a mudar perto do final da semana que vem, quando a expectativa é da chegada de uma chuva generalizada e persistente, que pode durar até uma semana, atingindo principalmente a Região Central, a Fronteira Oeste e a Metade Sul.

— Se isso se confirmar, essa chuva deverá ter acumulados bem interessantes, se não para acabar com a estiagem, para amenizar de forma bem significativa este quadro — avalia Oliveira.

Ontem, choveu fraco ao longo da faixa leste do Estado, com acumulado que não passou dos 5mm (Camaquã). A temperatura chegou a 28,8ºC na Capital, 33,5ºC em São Gabriel, na Fronteira Oeste. Na praia, fez 26ºC em Tramandaí.

A sexta-feira começou com sensação de frio no RS, com temperaturas que não eram vistas desde o início de janeiro em vários municípios. Em São José dos Ausentes, na Serra, fez 9,5ºC com sensação de 5ºC no início da manhã. A mínima ficou em torno de 18ºC na Capital e em Torres, no Litoral Norte, e 21ºC em Tramandaí. Na madrugada os ventos chegaram a 50km/h em Ausentes e 40km/h em Tramandaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário