domingo, 26 de fevereiro de 2012

Operadoras aliam viagens para eventos culturais e esportivos com turismo


Rock in Rio, maratonas na Europa e até a final do SuperBowl são muito procurados


 

Operadoras aliam viagens para eventos culturais e esportivos com turismo Roni Rigon/Agencia RBS
Paulo Bosa e a esposa Catiane vão assistir Roger Waters em Buenos Aires

Que tal assistir um a show em alguma cidade da América Latina? Ou torcer em um jogo de tênis em Paris, ou ver as disputas da Olimpíada de Londres neste ano? Ou talvez participar de uma maratona em Lisboa ou Berlim? Não importa o seu desejo: cada vez mais é possível aliar eventos culturais e esportivos com alguns dias de turismo pelas cidades que os promovem.

De olho no crescimento dessa demanda, as agências e operadoras de turismo estão se especializando em montar pacotes que atendam a esses turistas. Recentemente, a CVC, uma das principais operadoras do país, anunciou uma parceria para montar pacotes voltados exclusivamente ao Rock in Rio Lisboa, que será realizado entre maio e junho deste ano, além do Rock in Rio Madri (também neste ano) e o Rock in Rio do Rio de Janeiro, em setembro de 2013.

— O aumento de renda do brasileiro e o crescente consumo de viagens de lazer estimulam lançamentos de novos produtos — afirma Francisco da Rocha Campos, presidente executivo da CVC.

A especialização das agências em determinado tipo de evento é vista com bons olhos pelo setor, segundo a presidente regional da Associação Brasileira das Agências de Viagem (Abav-RS), Rita Vasconcelos.

— As agências e operadoras passam a contar com funcionários treinados naquele segmento e poderão oferecer um serviço e um pacote de melhor qualidade — avalia.

No caso da Olimpíada de Londres, que será disputada neste ano, a única agência credenciada pelo Comitê Olímpico Internacional para vender ingressos no Brasil é a Tamoyo Internacional, que começou a atuar no segmento desde os Jogos de Sidney (Austrália), em 2000. A empresa já comercializou mais de 25 mil entradas no país para o evento deste ano e a venda de pacotes ligados a algum tipo de esporte deverá crescer 30% neste ano, conforme estima Antônio Carlos Valente, sócio da Tamoyo.

Viagens para ver o SuperBowl, a final do campeonato de futebol americano, também estão crescendo no gosto dos brasileiros. A agência Fanato Esporte e Turismo, também com sede em São Paulo, vende pacotes para o SuperBowl por valores que variam de US$ 5 mil a US$ 15 mil. Os mais caros incluem transporte, hospedagem, ingresso para o jogo, visita aos estádios e encontro com jogadores. É possível também acompanhar uma corrida de Fórmula 1 na Europa. Em Monza (Itália), o pacote inclui a presença no autódromo, visita à fábrica da Ferrari e jantar em restaurante temático.

— Procuramos fazer com que o turista tenha uma verdadeira imersão no esporte. O câmbio favorável e a popularidade crescente de outros esportes são fatores que ampliam a demanda e a exigência — ressalta o diretor de Marketing da Fanato, Raphael Santana.

As agências e operadoras de Porto Alegre também querem uma fatia deste mercado. A busca por shows em cidades da América Latina vem aumentado nos últimos anos, conforme as operadoras do ramo. Em março, um grande número de gaúchos irá acompanhar as apresentações do músico Roger Waters em Buenos Aires, apesar do show marcado para Porto Alegre.

Uma das agências que comercializa pacotes para os shows do ex-integrante do grupo Pink Floyd é a Amica Turismo, com sede na zona Sul da Capital. A empresa já levou turistas para shows de U2 e Shakira em Buenos Aires, entre outros eventos. Um pacote de três noites para ver Waters tem preço médio de US$ 900.

— Muitas pessoas que viajaram pela agência fazem indicações, e a procura aumenta bastante quando são marcados novos shows — afirma Sheila Rhode, uma das sócias.

Muitos gaúchos vão aproveitar o espetáculo para fazer turismo pela capital argentina. É o caso do empresário Paulo Ricardo Bosa, de Caxias do Sul. Ele já assistiu aos Rolling Stones e ao U2 na cidade e retornará para ver o show de Waters acompanhado da esposa, Catiane Thomé. Desta vez, a viagem tem um motivo adicional: no período, Bosa vai comemorar seu aniversário de 52 anos.

— Prefeito ir a Buenos Aires do que a São Paulo, por exemplo. Sempre que surge uma oportunidade, procuro aproveitar para conhecer um pouco mais da cidade — destaca.
Rumo à meia-maratona
Ainda no âmbito do turismo esportivo, uma das agências especializadas em levar grupos para maratonas ao redor do mundo é a Biarritz, com sede na Capital. A empresa atua há pelo menos dois anos no segmento, com viagens para a maratona e meia-maratona de Paris, além do torneio de tênis de Roland Garros. Desde 2010, já levou aproximadamente 200 pessoas para as corridas e 50 para a disputa de tênis.

Neste ano, a empresa vai levar 55 corredores para a meia maratona de Paris, 60 para a maratona e 23 para a meia-maratona de Lisboa. O tempo médio do pacote é de sete noites, e o custo do pacote gira em torno de 850 euros por pessoa, incluindo seguro, hospedagem e kit da prova.

— Nossa proposta é focar três dias no evento. Nos outros, procuramos fazer com que turista conheça o máximo possível das atrações locais, como museus, restaurantes e passeios — observa Flavio Masi, responsável pelos eventos esportivos da Biarritz.

Com a passagem comprada para a meia-maratona portuguesa, em março, a nutricionista e personal trainer Solange Bressan quase não consegue controlar a ansiedade. Moradora de Caxias do Sul, há cinco anos Solange alia as corridas com passeios turísticos e já disputou provas na França, Chile e Uruguai. Ela participará da prova junto com o marido, o empresário Humberto Tolotti, e depois ficarão mais alguns dias na cidade, com um custo de aproximadamente R$ 4 mil.

— Sempre procuro descobrir dicas sobre o lugar, e viajar com o pacote completo facilita muito — afirma.

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