sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Azevedo abre encontro de Iniciação à Docência


Na tarde desta quinta-feira (11), aconteceu no Auditório da Faculdade de Educação de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o 4º Encontro Institucional do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID). O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, abriu as atividades com uma mensagem de otimismo aos futuros professores. “Apesar das dificuldades e restrições, para quem tem afinidade com a Educação, é uma atividade muito bonita e gratificante”, disse.

Azevedo também ressaltou a importância do projeto que oportuniza que o conhecimento acadêmico produzido nas universidades contribua para a melhoria da Educação dentro das escolas de Educação Básica. “Aprofundar as relações entre o que acontece na universidade com as práticas diárias das escolas é essencial para o progresso da Educação”, afirmou.

A pró-reitora de graduação da UFRGS, Valquíria Bassani, ratificou os apontamentos feitos pelo secretário e completou: “O programa possibilita a cooperação entre escolas e universidades. É gratificante ir até as escolas e conhecer a realidade, trocar experiências”. A UFRGS tem 108 bolsistas que atuam em escolas estaduais e recebem R$ 765,00 mensais através do programa.

O Programa

O PIBID é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que oferece bolsas aos estudantes de licenciatura para a valorização do magistério. Um dos objetivos do programa é a elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura das instituições públicas de educação superior, assim como a inserção dos estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas da rede pública de educação, o que promove a integração entre educação superior e educação básica.

Outra finalidade é proporcionar aos futuros professores a participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem. A iniciativa também visa incentivar as escolas públicas de educação básica a tornarem-se protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário