quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EUA: Mitt Romney vence primárias republicanas em Michigan e Arizona


Considerado como moderado, Romney segue como o favorito para enfrentar Obama em outubro


Enviar para um amigo
 

EUA: Mitt Romney vence primárias republicanas em Michigan e Arizona Justin Sullivan/GETTY IMAGES/AFP
Romney se reuniu com apoiadores no subúrbio da cidade de Novi, em Michigan Foto: Justin Sullivan / GETTY IMAGES/AFP

O republicano moderado Mitt Romney venceu na terça-feira as primárias dos estados de Michigan e Arizona, informaram as TVs americanas baseadas em projeções da apuração.

Em Michigan, Romney e o ultraconservador Rick Santorum mantiveram uma disputa acirrada, mas após a apuração de 74% dos votos, o candidato moderado obtinha 41%, contra 37% para seu principal adversário. Ron Paul recebia 12% dos votos em Michigan e Newt Gingrich, 7%, segundo as redes de televisão CNN e MSNBC.

No Arizona, com 76% dos votos computados, Romney vencia com 48%, contra 26% de Santorum e 16% de Gingrich.

Vencer em Michigan era fundamental para o mórmon Romney, já que o candidato nasceu no Estado, que seu pai governou. Santorum, um católico conservador, aparece como o principal obstáculo à indicação republicana de Romney para enfrentar o democrata Barack Obama nas eleições presidenciais de novembro próximo.

No dia 3 de janeiro, em Iowa (centro), Santorum triunfou na primeira disputa republicana. Depois venceu no Missouri (centro), Colorado (oeste) e Minnesota (7 de fevereiro), confirmando seu avanço. O ex-senador da Pensilvânia divulgou no domingo seu programa econômico, baseado principalmente em diminuição de impostos para as empresas.

Nesta semana, os dois adversários republicanos escolheram a cidade de Detroit (Michigan), berço da indústria automobilística, para debater a economia. Santorum insistiu que ter um candidato conservador com fortes valores é a única maneira de vencer Obama em novembro, em um ataque a Romney, que busca convencer os eleitores republicanos sobre suas credenciais conservadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário