terça-feira, 16 de agosto de 2011

Assessoria de Educação Inclusiva realiza formação

A Assessoria de Educação Inclusiva do Departamento Pedagógico da Secretaria de Estado da Educação realiza nos dias 16 e 17 reunião com assessores de Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) e representantes municipais para debater o Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade, que desenvolve o amplo processo de formação de gestores e de educadores, por meio de parceria entre o Ministério da Educação, os Estados, os municípios e o Distrito Federal. A intenção é fomentar parceria entre os municípios-polo e as CREs.

O encontro será realizado das 14 às 18h, no auditório Paulo Freire do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Av. Borges de Medeiros, 1501 – Praia de Belas), na Capital, com participação da diretora de Políticas de Educação Especial da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação, Profª Martinha Clarete Santos. Foram convidados a participar da reunião os Coordenadores do Programa nas Secretarias Municipais de Educação dos municípios-polo e os Assessores de Educação Inclusiva das 30 Cres.

Criado em 2003 para apoiar a transformação dos sistemas educacionais em sistemas educacionais inclusivos, o Programa conta, em 2011, com a adesão de 168 municípios-polo que atuam como multiplicadores da formação de gestores e educadores. Anualmente é realizado seminário nacional de formação dos coordenadores, com a disponibilização de materiais pedagógicos e apoio financeiro para a formação em cada município-polo, contemplando a totalidade dos municípios brasileiros. No Rio Grande do Sul, existem 14 municípios-polo do Programa, abrangendo os 496 municípios gaúchos.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário