sábado, 13 de agosto de 2011

A vacinação na reta final

Sábado tem segunda etapa para a poliomelite e encerramento da imunização contra o sarampo

Antes de pensarem em passear com seus pequenos, pais que têm filhos menores de 5 anos devem estar atentos para um compromisso importante neste sábado: a segunda etapa da vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil). Em Santa Maria, a intenção é imunizar 16.945 crianças.

A primeira fase, realizada em junho, vacinou 14.881 meninos e meninas dos 15.621 previstos, o equivalente a 95, 27% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Todos os pequenos devem receber a segunda dose. Isso vale para os que estão com calendário de vacinação em dia e também para os que não se vacinaram na primeira fase.

As gotinhas serão distribuídas em todas as unidades de saúde da cidade. Os horários variam entre cada uma delas. Porém, a maioria dos postos abre às 8h e fecha às 18h. Haverá pontos volantes em alguns locais (veja no quadro acima).

Na quinta-feira, a vacinação ocorreu no distrito de Santa Flora. Na sexta-feira, foram imunizadas as crianças de Palma e, neste sábado, serão atendidos os pequenos de Arroio do Só, Pains, Santo Antão e Arroio Grande.

Sarampo ? Conforme levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quarta-feira foram vacinadas contra o sarampo, em Santa Maria, 17.863 crianças de 1 ano a 7 anos incompletos, totalizando 95,03% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Depois de ter sido prorrogada, a campanha termina neste sábado. A última campanha havia sido realizada em 2004 em todo o país.

? Infelizmente, se criou uma cultura de prorrogação de campanhas. Além disso, as pessoas têm mania de deixar tudo para a última hora ? comenta Ana Motta, chefe do Setor de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde.

Tanto a pólio quanto o sarampo estão erradicados no Brasil. Mesmo assim, segundo Ana, as vacinas são importantes instrumentos na prevenção das doenças. A poliomielite pode causar paralisia na criança. Já o sarampo, se atingir uma criança com imunidade baixa, pode evoluir para quadros de doenças respiratórias, como rinites e faringites, e neurológicas, como meningites e encefalites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário